Emoção e festa marcam o casamento coletivo do Boqueirão

Redação com SMCS
29/03/2019 16:47:00
principalO dia do casamento, data tão esperada para 572 casais de Curitiba, chegou e a ocasião não podia ser mais propícia: o dia em que a capital comemora 326 anos. Embalados pelos afinados Rogério Cordoni (cover do astro Elvis Presley) e a servidora do Tribunal de Justiça, soprano Ana Paula Brunkow, na Rua da Cidadania do Boqueirão, os casais estavam arrumados com muito capricho para ocasião.

A oportunidade foi proporcionada pelo programa Justiça no Bairro, promovido pelo Tribunal de Justiça do Paraná em parceria com a Fecomércio, Prefeitura de Curitiba e rede de televisão RPC.

Os casais trocaram alianças sob as bênçãos do padre José Aparecido Pinto, da Mitra da Arquidiocese de Curitiba, e da pastora da Primeira Igreja Batista de Curitiba, Erika Checan, que enfatizou bastante o papel da complementaridade do casamento.

As famílias dos noivos acompanharam tudo de perto e as instalações da Rua da Cidadania ficaram pequenas para abrigar tanta gente. O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone acompanharam a cerimônia.

Novas famílias

“Margarita e eu viemos nos unir à desembargadora Joeci para testemunhar a fundação e a solidez de 572 novas famílias. Abençoados sejam os casais, as mulheres e os homens e os seus curitibinhas. Deus abençoe as famílias e proteja a todos com a força que brota do amor”, disse o prefeito Rafael Greca.

Curso de panificação

Antes de participar do casamento, o prefeito visitou a unidade móvel de qualificação profissional do programa Liceu de Ofícios e Inovação, que oferece cursos itinerantes gratuitos a trabalhadores em condição de vulnerabilidade. Para mostrar a evolução dos alunos no curso de panificação, o professor Sérgio Bernardi ofereceu bolo e doces ao prefeito confeccionados pelos alunos.

Ave Maria

Como Greca não pôde acompanhar toda a cerimônia de casamento devido aos outros compromissos com o aniversário da capital, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná, Joeci Machado Camargo, organizadora do evento, pediu para a soprano Ana Paula Brunkow cantar Ave Maria em homenagem ao prefeito Rafael Greca, dona Margarita e aos noivos.

A primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, também ficou emocionada com o casamento coletivo. “Que comece um tempo novo de carinho, de amor e de respeito em todos estes lares. E saibam que vocês nunca estarão sós, nós sempre estaremos perto de vocês. Muito obrigado por nos proporcionar este momento lindo, em que vocês vêm aqui jurar o amor e o respeito, no dia em que nossa amada e querida Curitiba está completando 326 anos. Viva os noivos e viva Curitiba!”, disse Margarita.

Antes de se despedir dos noivos, o prefeito cantou o Hino de Curitiba para marcar o aniversário da capital.

Parceria que deu certo

A desembargadora Joeci Machado Camargo disse que é uma emoção muito grande conseguir realizar mais um evento de grande porte como este. “Nós já fizemos mais 400 eventos e estamos comemorando 16 anos de Justiça no Bairro. É um sonho realizado poder instalar nas ruas da cidadania o trabalho voltado à população, fazendo com que o poder judiciário viesse ao encontro do povo”, avaliou.

Para a desembargadora, essa acessibilidade ao Judiciário não seria possível se não existisse uma rede de suporte e sem a Prefeitura de Curitiba seria quase impossível fazer.

Ela agradeceu todos os demais parceiros como a Fecomércio, a RPC, os cartórios e os voluntários. “Isso sem contar outros parceiros que fizeram mais de 500 doações de artigos, como vestidos de noiva e sapatos. Felizmente o povo participa muito”, agradeceu.

Depois de terem a união devidamente formalizada pela desembargadora, foi servido 100 quilos de bolo aos casais. A RPC também ofereceu uma foto de casamento aos noivos que era retirada na hora, num estande montado na Rua da Cidadania. Os casais também já saíam com as certidões de casamento em mãos, emitidas pelas tendas montadas pelos cartórios.

Izaías e Salete, moradores no Sítio Cercado, estão juntos há meses e estavam muito felizes por terem formalizado a união. Flávia e Jonas, que moram no Campo Comprido e estão juntos há um ano e dois meses, também se sentiram realizados por terem concretizado o sonho.

A sensação de dever cumprido estava estampada no sorriso do casal Carmem e Lindomar. Os dois estão juntos há 15 anos e moram em Santa Felicidade. O casal Maykel e Maria Carolina Mati também esbanjava felicidade, trocando beijos apaixonados no Terminal do Carmo.

Participaram também do evento, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro; os administradores regionais Ricardo Dias (Boqueirão) e Gerson Gunha (Portão/Fazendinha); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano;  o comandante da Polícia Militar, Coronel Péricles de Matos; o conselheiro do Sistema Fecomércio, Zildo Costa; e os vereadores Edson do Parolin, Beto Moraes e Geovane Fernandes.


Dia também foi com mutirão de serviços no Tatuquara

Além do casamento coletivo no Boqueirão, o Tribunal de Justiça também fez o Justiça no Bairro na Regional Tatuquara, nesta sexta-feira (29/3), ofertando um mutirão de serviços tais como reconhecimento e averiguação de paternidade, reconhecimento e dissolução de união estável; e registros de nascimento e casamento, entre outros.