Redação
A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba estreia, nesta terça-feira (6/8), o novo site: protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br. Além do layout e funcionalidades intuitivas, ficou mais fácil o acesso aos serviços prestados pelo município aos tutores e protetores de cães e gatos da cidade.
Entre os destaques, estão a inscrição e o agendamento online para os mutirões de castração. Com as mudanças, a expectativa é de que mais animais possam ser beneficiados pelo Programa, que em dois anos já foi responsável por mais de 34 mil atendimentos.
“A plataforma vai tornar mais dinâmico o processo – tanto dos usuários como o das nossas equipes, que hoje fazem manualmente e por telefone todos os agendamentos”, explica o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.
Outra novidade do site é a possibilidade de os responsáveis conseguirem fazer o acompanhamento dos serviços prestados aos seus animais sempre que estiverem logados no sistema. O acesso pode ser feito pelo mesmo endereço: protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br.
Em razão da transição das plataformas, podem ocorrer algumas instabilidades nos primeiros dias. Em caso de dúvidas ou problemas, o cidadão pode entrar em contato com a Rede pelo telefone (41) 3350-8933.
O que mais muda?
Protetores – parceiros das ações do município – ganham uma área de cadastro independente, para inscrever cada um dos animais sob sua responsabilidade. As informações poderão ser atualizadas diretamente na plataforma, incluindo a transferência de responsabilidade em caso de adoção ou doação.
ONGs e prestadores de serviço da Rede de Proteção também ganham perfis diferentes nos cadastros.
“Tudo isso vai nos ajudar a melhorar a gestão e os serviços da Rede para cada um dos públicos”, destacou Evaristo.
A população ainda tem acesso a informações sobre castração, microchipagem, guarda responsável de animais e agenda de eventos e serviços da Rede de Proteção Animal.
Modernização e serviços
O novo site é a primeira reformulação total da plataforma da Rede de Proteção em cerca de 10 anos. Ao todo, 21 pessoas estiveram envolvidas no processo, incluindo profissionais do Instituto Cidades Inteligentes e das secretarias municipais do Meio Ambiente, Comunicação e Administração e Gestão de Pessoal, por meio da superintendência de Tecnologia da Informação.
Passo a passo – cadastro cidadão
1) No link ‘cadastro’, selecione o tipo ‘cidadão’;
2) Digite o CPF para habilitar os campos e preencha o restante dos dados. Caso já tenha cadastro, é necessário confirmar a data de nascimento e o restante dos dados;
3) Aguarde o e-mail de ativação e clique no link enviado para confirmar o cadastro;
4) Entre no site utilizando CPF e senha. Na área restrita do cidadão é possível visualizar os dados, os animais e as inscrições.
Passo a passo – inscrição/agendamento castração (cidadão)
1) Após o login, clique em Eventos;
2) O botão de inscrição ficará visível se o cidadão tiver autenticado o cadastro e for da região de abrangência para o evento;
3) No próximo passo, confirme o benefício do Armazém da Família;
4) Selecione a espécie e aguarde o carregamento para informar sexo do animal, data e horário disponíveis;
5) Confirme os dados preenchidos na inscrição e leia as orientações de castração;
6) Clique em “Confirmo ter lido as orientações de castração” e aguarde a tela com os detalhes do evento e protocolos;
7) É possível imprimir os protocolos na área restrita do cidadão responsável.
Passo a passo – cadastro protetor
1) No link ‘cadastro’, selecione o tipo ‘protetor independente’;
2) Digite o CPF para habilitar os campos e preencha o restante dos dados. Caso já tenha cadastro é necessário confirmar a
data de nascimento e o restante dos dados;
3) Além dos dados pessoais, será necessário responder a um breve questionário sobre a atuação na proteção animal em Curitiba;
4) Selecionar opção de agenda para comparecer à sede da Rede de Proteção Animal, no Passeio Público, para validar informações e apresentar documentos (comprovante de residência, cópias de pelo menos cinco termos de compromisso de adoção responsável vinculados ao protetor e demais documentos que possam demonstrar atuação na proteção animal);
5) Após realizar o cadastro o sistema envia um e-mail de ativação. O acesso ao sistema é permitido somente após a ativação e os agendamentos após a validação pela Rede de Proteção Animal.
Passo a passo – inscrição castração (protetor)
1) Após o login, clique em Eventos;
2) O botão de inscrição ficará visível se o protetor ativar o cadastro;
3) Selecione a espécie e aguarde o carregamento para informar sexo do animal, data e horário disponíveis. Protetores que atuam mobilizando a comunidade poderão selecionar os animais da lista de tutores cadastrados, buscando pelos dados do responsável previamente cadastrado;
4) Confirme os dados preenchidos na inscrição e leia as orientações de castração;
5) Clique em “Confirmo ter lido as orientações de castração” e aguarde a tela com os detalhes do evento e protocolos;
6) É possível imprimir os protocolos na área restrita.
Leave a Reply