Com SMCS
Qualificação Profissional
Cuidador de Idoso é o novo curso do programa Liceus de Ofícios, que oferece qualificação profissional gratuita para a população. O curso será ofertado pela Fundação de Ação Social (FAS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), nas dez regionais da cidade.
O contrato que garante a parceria foi assinado nesta quarta-feira (11/3), pelo prefeito Rafael Greca e o governador em exercício, Darci Piana, no Palácio Belvedere, sede da Academia Paranaense de Letras (APL).
“Esse contrato permitirá treinar cuidadores de idosos formados pelo Senac. Teremos, neste primeiro momento, 275 pessoas que inventarão o seu emprego, se tornando profissionais capacitados”, disse o prefeito. Com isso, avança a nossa cidade”, disse o prefeito.
Piana falou da satisfação de manter a parceria com a Prefeitura de Curitiba. “Vemos o esforço do município para capacitar profissionalmente a população de Curitiba”, disse. Para o governador em exercício, o curso de Cuidador de Idoso poderá ajudar muitas pessoas, principalmente os jovens que buscam um emprego.
Parceria
As inscrições para o novo curso, que terá duração de 160 horas, começarão ainda este mês e as aulas em abril. Serão 11 turmas de até 25 alunos, nas dez regionais. Para participar, os candidatos precisam ter a partir de 18 anos e ensino fundamental completo.
O contrato de prestação de serviços terá um ano de vigência a um custo de quase R$ 162 mil. Os recursos são do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMDPI) de Curitiba.
Segundo o presidente da FAS, Thiago Ferro, a oferta do novo curso atende a uma demanda da comunidade de quase dez anos. “Além disso, em dois anos, Curitiba terá mais idosos do que crianças. Essa parceria ajuda a preparar a capital para essa realidade que se aproxima”, destacou. Curitiba tem hoje aproximadamente 200 mil pessoas idosas.
Presenças
Participaram da solenidade, o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, o presidente da APL, Ernani Buchmann, e integrantes da academia, o superintendente do Trabalho da FAS, Fabiano Vilaruel, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), irmã Emily Luci Buch.
O Senac foi representado ainda pelo diretor regional, Vitor Salgado Monastier, o diretor de Infra-Estrutura, Sidnei Lopes, o gerente executivo, Marco de Oliveira Biss, e o técnico de Relações com o Mercado, Everson Souza.
O evento teve ainda a presença da coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa do Brasil, irmã Terezinha Tortelli, a diretora executiva da instituição no Paraná, Aldacir Capaverde, e a gestora de projetos, Regina Riba.
Imagem- Pinterest
Leave a Reply