Parques da CIC e do Fazendinha ficarão mais iluminados

Com SMCS

Divididos pelo Rio Barigui, o Parque Mairi, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), e o Parque Cambuí, no Fazendinha, começaram nesta sexta-feira (8/5) a ganhar as estruturas dos novos sistemas de iluminação. Os antigos equipamentos foram furtados e avariados por vândalos. 

Instalação do novo sistema de iluminação no Parque Linear do Mairi no Fazendinha. – Curitiba, 08/05/2020 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prefeito Rafael Greca e o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, acompanharam o início dos serviços no Parque Mairi. Terminado na CIC, o trabalho seguirá para o Parque Cambuí e estará concluído em cerca de 20 dias.

“Os dois parques estão recebendo uma nova iluminação de ponta, atendendo a solicitação dos moradores. Esses locais de convivência atenderão melhor e com mais segurança os seus frequentadores”, disse Greca.

Os serviços estão sob a coordenação do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e preveem a retirada dos postes antigos e vandalizados, implantação de poliméricos (não metálicos) de 12 metros com luminária pétala de 250 watts de potência. Os novos equipamentos renovam a configuração e garantem mais homogeneidade da iluminação dos parques.

De acordo com o secretário, os postes serão mais altos e a rede de energia será aérea para dificultar a ação dos vândalos.

“Contamos com a ajuda dos moradores para cuidar dos parques. Caso presenciem qualquer depredação do patrimônio público, por favor, liguem para 153 e denunciem para a Guarda Municipal”, orientou Rodrigues.

Pedido atendido  

As melhorias que estão sendo feitas nos parques atendem reivindicações da população.

“São áreas para as famílias, que lotam o parque nos fins de semana. Fazia falta o conserto da iluminação para dar mais segurança e melhor aproveitamento do local. É uma enorme satisfação ver nosso pedido sendo atendido pela Prefeitura”, apontou Mari Almeida, presidente da Associação de Moradores do Alto Barigui 1 e 2.

Moradora do bairro há 21 anos, Mari Almeida conta que incentiva amigos e vizinhos e frequentarem os parques.

“Quando as famílias usam e ocupam os locais públicos não sobra espaço para quem quer aprontar e destruir o bem que é de todos. E, com a nova iluminação, vai ficar ainda melhor”, contou.