Com SMCS
Obras importantes que estão trazendo grandes benefícios para os moradores dos bairros. Este é o resultado das ações do Programa de Recuperação Viária da Prefeitura na Regional Portão/Fazendinha.
Desde 2017, 48 ruas foram asfaltadas nos bairros Água Verde, Campo Comprido (Sul), Fazendinha, Guaíra, Parolin, Portão, Santa Quitéria, Seminário e Vila Izabel.
Até agora foram 30,6 km de implantação de pavimentação definitiva, através do programa Asfalto no Saibro, ou de requalificação de pavimento.
“Na nossa regional, todos os bairros foram contemplados com obras de asfalto. Temos ainda muito a fazer, mas esta situação mostra a capilaridade das ações da Prefeitura nos bairros”, disse o administrador regional, Gerson Gunha.
Décadas de espera
Este trabalho de urbanização conseguiu contemplar reivindicações antigas pela comunidade. Um exemplo foi a revitalização do asfalto da Rua Fábio de Souza, no Portão.
A obra foi um alívio para a comunidade, como explicou a moradora do bairro Seminário, Norma Lígia Seidl. “Há 30 anos morando aqui e esperando por esse asfalto. Estamos muito contentes porque foi bem feito, com várias camadas e também porque foi a rua toda, de ponta a ponta”, atestou dona Norma.
A revitalização da Fábio de Souza, que chegou a três mil metros de base e asfalto novo, virou opção para ligar dois novos binários: o da João Bettega com a Luiz Parigot de Souza, no Portão, e o binário da Avenida Nossa Senhora Aparecida e Naves da Cunha, no Seminário.
Adeus poeira e lama
Os moradores da Rua Joaquim Caetano da Silva, no Santa Quitéria, também ficaram contentes com a intervenção da Prefeitura lá.
Depois de quatro décadas de poeira, lama, o asfalto finalmente chegou em frente à casa do aposentado Antônio Tiago da Rocha, primeiro morador da Rua Joaquim Caetano da Silva.
Assim que a equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas terminou as obras de drenagem e de pavimentação da rua, seu Antônio tratou de fazer logo a calçada para deixar tudo bonito.
“É um sonho pra todo mundo que mora nessa rua. A gente se sentia no meio de uma ilha porque todas as ruas em volta eram asfaltadas e só a gente é que vivia com lama e poeira. Agora, além de melhorar tudo, os terrenos também vão ficar mais valorizados”, disse Rocha.
A Prefeitura também não descuidou dos grandes corredores de transporte. É o caso da revitalização da Rua Guilherme Pugsley, a via rápida que liga os bairros Portão e Água Verde ao Centro da cidade.
A via recebeu asfalto novo a partir do cruzamento com a Rua Arion Niepce da Silva até o encontro com a Rua Brasílio Itiberê, ao longo de 2.132,10 metros. A Rua Saint Hilaire, que dá sequência para a Guilherme Pugsley, também receberá pavimento novo em 760 metros, entre a Rua Brasílio Itiberê e Travessa Lange.
Mais de 366 km de asfalto
Iniciada em 2017, a recuperação da malha viária da Prefeitura de Curitiba já alcançou 622 ruas. Foram mais de 366 quilômetros de asfalto novo. Cerca de 86% das vias – ou 536 ruas – que receberam obras de pavimentação ficam em bairros mais afastados do centro da cidade.
Melhorias em toda a cidade
Uma prova disso é que a região central, que faz parte da Regional Matriz, que tem 18 bairros, recebeu nova pavimentação em 68 quilômetros de 86 ruas. Os 57 bairros das demais nove regionais receberam 297 quilômetros dessas obras, em 536 ruas.
O prefeito Rafael Greca destaca que os números demonstram pulverização das ações e que isso é importante para garantir melhoria da infraestrutura em toda a cidade.
“Olhamos Curitiba por inteiro. Programamos as obras de acordo com a necessidade das ruas. Regionais com maior malha viária e com ruas de pavimento antigo, desgastado pelo tempo e pelo uso, exigem mais atenção”, disse Greca.
“O importante é que o avanço do serviço traz melhorias concretas na cidade inteira.”
Ruas que receberam asfalto na Regional Portão:
Avenida Presidente Getúlio Vargas – 1.505m – Água Verde
Recape e Correção Geométrica – Praça do Japão – Praça do Japão/Avenida República Argentina – 313m – Água Verde
Rua Guilherme Pugsley – 2.132m – Água Verde
Rua Herculano Carlos Franco de Souza – 355m – Água Verde
Rua Lindolfo Pessoa – 370m – Água Verde
Rua Professor Assis Gonçalves – 700m – Água Verde
Rua Professor Luiz Cesar – 1183m – Água Verde
Rua Rio de Janeiro – 340m – Água Verde
Rua Saint Hilaire – 760m – Água Verde
Rua Doutor Lubumir Viergbiski – 795m – Campo Comprido (Sul)
Rua Frederico Muller – 760m – Campo Comprido (Sul)
Rua Luiz Zilli – 380m – Campo Comprido (Sul)
Rua Olívio Zagonel – 170m – Campo Comprido (Sul)
Rua Carlos Klemtz – 830m – Fazendinha
Rua Edvino Antonio Deboni – 720m – Fazendinha
Rua Fernando de Souza Costa – 1210m – Fazendinha
Rua Goiás – 610m – Guaíra
Rua Ricardo Guther – 210m – Guaíra
Rua 24 de Maio – 230m – Parolin
Rua Alferes Poli – 110m – Parolin
Rua Alferes Poli – 220m – Parolin
Rua Doutor Pamphilo D’Assumpção – 220m – Parolin
Rua Jackson Figueiredo – 255m – Parolin
Rua Professor Plácido e Silva – 90m – Parolin
Rua Professor Porthos Velozo – 100m – Parolin
Rua Coronel Airton Plaisant – 220m – Portão
Rua Eduardo Carlos Pereira – 1330m – Portão
Rua Francisco Klemtz – 600m – Portão
Rua Francisco Moro – 70m – Portão
Rua Itajubá – 300m – Portão
Rua João Bettega – 1630m – Portão
Rua Joaquim Caetano da Silva – 118m – Portão
Rua Luiz Parigot de Souza – 175m – Portão
Rua Osmar Razzolini – 85m – Portão
Rua Padre Leonardo Nunes – 600m – Portão
Rua Professor Fábio de Souza – 2200m – Portão
Rua Guilherme Martini – 210m – Santa Quitéria
Rua Heitor Cresto – 110m – Santa Quitéria
Rua João Alencar Guimarães – 830m – Santa Quitéria
Rua Major França Gomes – 375m – Santa Quitéria
Rua Pretextato Taborda Júnior – 550m – Santa Quitéria
Rua Professor Brasílio Ovídio da Costa – 310m – Santa Quitéria
Rua Professor Ulisses Vieira – 1.110m – Santa Quitéria
Avenida Silva Jardim – 1.550m – Seminário
Rua Antônio Rodrigues – 450m – Seminário
Rua General Daltro Filho – 600m – Seminário
Rua José Naves da Cunha – 525m – Seminário
Rua São Leopoldo – 700m – Seminário
Rua Tabajaras – 1400m – Vila Izabel
Binário entre as Ruas João Bettega e Parigot de Souza, no bairro Portão – Curitiba, 13/09/2019 – Foto: Daniel Castellano / SMCS
Leave a Reply