Com SMCS
Os bairros Portão e Água Verde ganham uma nova interligação a partir da próxima semana, com o início da operação de um novo binário de trânsito. O sentido único de circulação começa a valer às 15h da terça-feira (23/6), na Rua Amazonas e na Avenida dos Estados com a continuação dela, a Rua Castro.
O novo binário completa os sentidos únicos já existentes nas ruas de acesso a essas vias: de um lado, a rua Professor Luís César, paralela ao Cemitério do Água Verde, e do outro, as ruas Arion Niepce da Silva e Engenheiro Niepce da Silva.
“São três quilômetros de mão única que melhoram a fluidez de trânsito e reduzem riscos de acidentes, pelo fim dos conflitos em conversões e visibilidade”, explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.
O motorista que seguir sentido Água Verde pode acessar a mão única a partir da Rua Engenheiro Niepce da Silva, no cruzamento com a Avenida República Argentina, até chegar na Rua Amazonas. Pela Amazonas, o motorista chega na Rua Engenheiro José de Souza e, virando à esquerda nesta via e logo depois à direita, acessa a Rua Castro, que continua o sentido único nessa direção.
Para o sentido Portão, a partir da Rua Professor Luiz César o motorista acessa a mão única da Avenida dos Estados no cruzamento com a Rua Santa Catarina, seguindo até que a via continue pelo sentido único da Rua Arion Niepce da Silva.
Pela Avenida dos Estados, chegam a passar 1,5 mil veículos por hora de maior movimento. Pela Amazonas, 500.
Semáforos e EstaR
Com o binário, dois novos cruzamentos passarão a ser semaforizados, para organizar o fluxo de veículos e a passagem de pedestres: entre a Avenida dos Estados com a Rua Goiás e entre as ruas Amazonas e Santa Catarina.
Para proporcionar maior rotatividade nas vagas de estacionamento, pela grande quantidade de comércio na região, haverá Estacionamento Regulamentado (EstaR) em três trechos: na Avenida dos Estados (da Rua Palmeiras até a Rua Guilherme Pugsley), na Rua Morretes (da Avenida dos Estados até a Avenida República Argentina) e na Rua Castro (da Rua Palmeiras até a Avenida Água Verde).
Mudanças amplas na região
Para o novo binário da cidade, foram feitas correções geométricas e alterações no traçado de calçadas e pista. “Também como preparação para o binário, outras alterações prévias estão ocorrendo, como parte de uma grande reestruturação no trânsito da região”, pontua Rosangela.
Desde a terça-feira (16/6), a Rua Murilo do Amaral Ferreira – perpendicular ao binário – tem sentido único em direção à Rua Castro, a partir da Rua Guilherme Pugsley – a via rápida sentido Portão-Centro.
Na Rua Goiás, o sentido único está funcionando desde o fim da manhã desta quarta-feira (17/6), no trecho entre a Avenida dos Estados e Rua Amazonas. Houve, ainda, mudança em preferenciais. O motorista que estiver na Rua Engenheiro Niepce da Silva passou a ter preferência sobre aqueles da Rua Ponta Grossa. E o motorista que trafega pela Rua Amazonas agora tem a preferência no cruzamento com as ruas Morretes, Acre, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
Desde o mês passado, outras ruas do Água Verde funcionam em mão única: Travessa Capitão Clementino Paraná, Rua Salustiano Cordeiro e Rua Marquês do Paraná.
Recuperação da malha viária
A exemplo do que ocorreu recentemente com a Rua Goiás e a Avenida dos Estados, o Água Verde teve o pavimento de dez de suas principais vias requalificado. Os serviços coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas alcançaram 9.528 metros.
O asfalto novo oferece mais conforto e segurança a motoristas e passageiros, além de valorizar e melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro.
No bairro Portão, as melhorias chegaram até aqui a 11 ruas. O renovado pavimento asfáltico percorre 8.062 metros de extensão.
A requalificação do pavimento das ruas que servem o Água Verde e o Portão faz parte do programa de recuperação da malha viária de Curitiba, que desde o início da gestão Rafael Greca, em 2017, até maio deste ano realizou 729 ações de pavimentação em 640 ruas – algumas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. A extensão total de asfalto novo no referido período chegou a 383.655 metros.
Leave a Reply