Prefeitura ultrapassa meta de 400 km de asfalto novo em Curitiba

Com SMCS

Prefeito Rafael Greca, vistoria obra de pavimentação na Av.Presidente Affonso Camargo no Capão da Imbuia. Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Com o começo das obras no pavimento da Avenida Presidente Affonso Camargo, na última quarta-feira (24/6), a Prefeitura de Curitiba chegou à meta de 400 quilômetros de asfalto na cidade. O programa de recuperação da malha viária da cidade iniciado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca alcançou até hoje a marca de 745 ações de pavimentação em 653 ruas, sendo que algumas vias receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.

A previsão era que o compromisso seria cumprido até o fim do ano de 2020, mas, com seis meses de antecedência, a extensão total de novo asfalto já atingiu 402.777 metros. São 727 serviços entregues (381.129 metros) e mais 18 em andamento (21.648 metros).

Nesta quinta-feira (25/6), ao vistoriar o andamento do trabalho na Affonso Camargo em companhia do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, Greca enalteceu o resultado atingido com as obras de pavimentação.

“Chegamos a 400 quilômetros de asfalto novo. É a distância entre Curitiba e a cidade de São Paulo. Trabalho feito em três anos, porque no primeiro ano de gestão tivemos que lutar para recuperar as finanças da cidade”, disse o prefeito.

Via que liga o Centro ao Cajuru, passando pelo Jardim Botânico, Cristo Rei e o Capão da Imbuia, a Avenida Presidente Affonso Camargo está recebendo 6.421 metros de asfalto novo. Os serviços estão sendo executados em três etapas. No primeiro trecho de 3.561 metros, a fresagem e recape ocorrem entre a Linha Verde e a Avenida Ayrton Senna da Silva, no bairro Capão da Imbuia.

As próximas fases da obra acontecerão nos bairros Jardim Botânico e Cristo Rei e atingirão os 1.665 metros compreendidos entre as ruas Poeta Francisco Ferreira e Mariano Torres e mais 1.195 metros do trecho entre a Rua Mariano Torres e a Avenida São José.

A obra exigirá tempo para ser concluída e os motoristas que costumam trafegar pela região terão que redobrar a atenção e dirigir em baixa velocidade. “É uma longa extensão de asfalto novo e precisamos de 60 dias para terminar o serviço. O transtorno momentâneo trará um benefício permanente para quem vive e trabalha nos bairros servidos pela Avenida Affonso Camargo”, apontou o secretário Rodrigo Rodrigues.

Transporte coletivo

A Avenida Presidente Affonso Camargo serve de via de ligação entre bairros e também é um importante corredor do sistema de transporte coletivo de Curitiba. São dez linhas que trafegam tanto na canaleta quanto nas pistas lentas.

Os ônibus que circulam pela Affonso Camargo são o 002 Circular Centro (sentido anti-horário), 216 Cabral/Portão, 302 Centenário/Rui Barbosa, 303 Centenário/Campo Comprido, 304 Pinhais/Campo Comprido, 378 Inter-Hospitais, 385 Cristo Rei, 387 Palotinos, 979 Turismo e X30 Reforço/Capão da Imbuia.