Com SMCS
Quase 16 mil doses de vacinas contra a poliomielite e de multivacinação foram aplicadas em bebês, crianças e adolescentes de Curitiba nesta última semana.
A vacinação está sendo feita em todas as unidades de saúde da capital desde segunda-feira (28/9).
No Brasil, a campanha nacional contra a poliomielite e multivacinação começou na segunda-feira (5/10), mas no Paraná foi adiantada.
Em Curitiba, a meta é imunizar contra a paralisia infantil (poliomielite) 90 mil crianças de zero a 4 anos, moradores de cidade.
Com a multivacinação, que este ano entrou no pacote da campanha nacional, o município pretende atingir todas a metas de cobertura vacinal de crianças acima de um ano.
Cobertura vacinal
Neste ano Curitiba já alcançou a meta (95% do público-alvo) para quatro das sete vacinas aplicadas em crianças menores de um ano: BCG, Rotavírus, Penta e Pneumo 10.
Já em crianças de um ano, as coberturas vacinais ainda encontram-se abaixo dos percentuais recomendados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.
“Algumas vacinas estão bem próximas das metas, mas ainda precisamos aumentar as imunizações, especialmente contra Febre Amarela, Sarampo e Hepatite A”, afirma Leia Regina da Silva, coordenadora da Central de Vacinas da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.
Campanha
O pacote da campanha nacional deste ano conta com 19 tipos de vacinas, que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetraviral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e varicela), HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A e Hepatite B.
Uma nova vacina também entrou na lista, a Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y e está disponível para adolescentes de 11 a 12 anos.
Cobertura vacinal em Curitiba – crianças de 1 ano – 2020
BGC: 96,9% (atingida)
Rotavírus: 92,7% (atingida)
Penta: 98% (atingida)
Pneumo 10: 95% (atingida)
Meningo C: 91,1%
Polio VIP: 90,9%
Febre Amarela: 78%
VTV: 90, 7%
Hepatite A: 82,9%
Tetraviral: 70,6%
Foto – AEN
Leave a Reply