Com SMCS

A capacitação e a atualização de conteúdos para guardas municipais – novos e já integrantes do quadro – sofreu alterações nos últimos meses. Da mesma forma que todas as instituições de ensino, da educação básica à superior, o Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal buscou se adaptar à nova realidade provocada pela pandemia da covid-19.
Adaptação que não foi empecilho para que as atividades dos cursos e da formação continuassem com o mesmo profissionalismo e eficiência – o Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da corporação de Curitiba é referência nacional, sendo responsável pela capacitação de guardas de diversas cidades da Região Metropolitana.
Com as disciplinas e módulos presenciais suspensos, o curso de formação técnico-profissional, que havia iniciado um mês antes da chegada da pandemia, teve aulas teóricas migradas para o ensino a distância (EaD). Também de forma on-line, os guardas que ministram as aulas promovem a revisão das disciplinas já finalizadas e daquelas gravadas, além de reuniões semanais com objetivo de fortalecer o vínculo e a integração funcional.
“Por conta da pandemia, houve um grande empenho dos instrutores e dos servidores da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito para continuar oferecendo um padrão de excelência na formação de novos guardas municipais”, afirma a diretora do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional, Cleusa Pereira.
Já no caso das aulas práticas do curso de formação, todas foram suspensas. No momento, a única atividade prática que acontece no Centro de Formação é o curso de nivelamento do Policiamento de Proximidade Operacional (PPO) e do Grupo Pronto Emprego Operacional (GPEO). Em ambiente aberto, no pátio da academia, a capacitação acontece após aferição de temperatura corporal, com distanciamento entre os alunos e a disponibilidade de uma bancada com água e álcool em gel para cada participante.
Estágio de Qualificação Profissional
Além da preparação dos novos guardas, o Estágio de Qualificação Profissional – pelo qual 100% do efetivo da GM passa, anualmente, de forma obrigatória, para atualizar conteúdos e renovar o porte funcional de arma de fogo – também migrou para a modalidade online. No momento, com o curso de Condução de Veículos de Emergência.
Outros 65 servidores que desempenham atividades correlacionadas à área administrativa passam por curso a distância sobre o Sistema Único de Protocolo (SUP), em parceria com o Instituto Municipal De Administração Pública (Imap).
O que é o Centro de Formação?
Localizado na Cidade Industrial de Curitiba, a “Academia da Guarda” é responsável pelo planejamento e promoção de todas as atividades e ações para a formação e o desenvolvimento profissional dos guardas, desde a capacitação inicial do servidor – que ingressa por concurso público – até a capacitação continuada de aperfeiçoamento e especialização do servidor que já está na carreira.
O espaço de aproximadamente 1.100m² agrega cinco salas de aula, área administrativa, refeitório, biblioteca, laboratório de informática, espaço para treinamento de defesa pessoal, academia e sala de arquivos.
O Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional foi valorizado durante esta gestão do prefeito Rafael Greca, passando a ter estrutura organizacional de Diretoria, adequada às necessidades da GM.
Lá também são desenvolvidos os programas de prevenção que a GM desenvolve com as equipes do Teatro de Fantoches e da Guarda Municipal Mirim: como as atividades são realizadas em escolas, os programas de prevenção estão suspensos enquanto não houver retorno das aulas.






Leave a Reply