Bairro Novo e Portão fornecem kit alimentação para estudantes

Com SMCS

Escolas e CMEIs da rede municipal de ensino das regionais Bairro Novo e Portão estão fornecendo, nesta terça-feira (24/11), kits de alimentação escolar para famílias dos estudantes matriculados nas unidades dessas regiões. São 22.970 kits disponibilizados, 14.650 na Regional Bairro Novo e 8.372 na Regional Portão.

O fornecimento começou pelas regionais de Santa Felicidade e Boa Vista nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e continua para as demais regionais até esta sexta-feira (27/11). Veja o cronograma no fim da matéria.

Rematrícula e atualização de dados

Além dos kits alimentação e pedagógico, os pais também estão confirmando a rematrícula dos filhos para 2021, explicou Denise Fabiana, diretora da Escola Municipal Miracy Rodrigues de Araújo, no Sítio Cercado. “Este é o momento de fazer atualização de dados em caso de mudança de endereço”, disse.

O fornecimento dos kits ocorre desde abril deste ano e busca compensar a ausência de alimentação escolar durante a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia. As aulas continuam suspensas nas unidades pelo menos até o dia 30 de novembro.

Arroz com feijão

A mãe Inês Ilmo Carara, moradora no Bairro Novo A, já sabe o que vai preparar para o filho com o kit. “Ele adora arroz com feijão”, disse.

O garoto Gabriel Carara, 11 anos, tem Síndrome de Down e sente falta das aulas presenciais. “Ele tem bastante dificuldade, mas temos esperar a pandemia passar. O kit nos ajuda bastante”, explicou Inês, que é aposentada por invalidez.

Anacláudia dos Santos, moradora no Sítio Cercado, disse que a filha Ana dos Santos Pimentel está conseguindo fazer as atividades em casa. Desempregada há um ano, Anacláudia explicou que o kit alimentação ajuda a família. “Desde abril retiro os kits, está sendo de muito importante para nós”, comentou.

Parâmetros de Qualidade

No CMEI Nice Braga, Santa Quitéria, os pais também tiveram a oportunidade de responder a avaliação Parâmetros Indicadores de Qualidade. “Estamos aproveitando para fazer esta atualização para quem ainda não respondeu”, explicou a diretora Mérope de Bastos Lima Godói.

Anali Culpi Kohler, moradora no Portão e mãe de Henrique, 4 anos, contou que coloca a mão na massa para ajudar o filho nas atividades escolares. “Ele gosta muito de pintar, brincar com massinha e desenhar”, relatou.

Quando o assunto é o kit alimentação, a mãe entregou que o filho não faz luxo. “Ele gosta de tudo: arroz, feijão, macarrão. Não tem problema para comer”, disse a mãe.

A avó Maria José dos Santos também gosta de preparar as refeições para Herick Luís Batista dos Santos, 4 anos, matriculado no CMEI Nice Braga.

“Das atividades escolares, o que ele mais gosta é a educação artística. Na alimentação, come de tudo. É um bom garfo”, brinca.

Máscara e documentação

No momento da retirada, o responsável pela criança matriculada precisa apresentar o CPF ou a carteira de identidade. Também precisa ter em mãos o nome do estudante matriculado e nome da instituição de ensino, para a conferência de dados.

As entregas são realizadas em horário determinado conforme cronograma, evitando, assim, as aglomerações e atendendo as recomendações dos órgãos de saúde.

Para retirada do kit na unidade, é obrigatório o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento social.

Atividades pedagógicas

Também estão sendo entregues as atividades pedagógicas complementares elaboradas pelos professores a partir do conteúdo das videoaulas da TV Escola Curitiba.

O material complementa as videoaulas e é retirado a cada 15 dias diretamente nas unidades.

As aulas vão ao ar pela TV aberta, nos canais da Paraná Turismo, 9.2 UHF, ou Rede Massa (4.2).
É necessário antena para acessar o canal. Quem preferir também pode acompanhar as aulas pelo YouTube.

Estão disponíveis propostas da educação infantil e videoaulas de matemática, língua portuguesa, robótica, geografia, educação física, arte, ciências, história, ensino religioso, literatura, direitos humanos e família, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aos sábados, as aulas são com adaptações metodológicas e tradução em Libras.

Cronograma de novembro para escolas e CMEIs:

Dia 24/11: Bairro Novo e Portão
Dia 25/11: CIC e Matriz
Dia 26/11: Tatuquara e Pinheirinho
Dia 27/11: Boqueirão e Cajuru