Com SMCS
Empresas podem fazer a diferença na vida de milhares de pessoas idosas de Curitiba. Para que isso aconteça, basta destinar até 1% do imposto devido para alguma instituição ou projeto social ao prestar contas com a Receita Federal. É o que mostra uma campanha publicitária lançada neste mês pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e a Fundação de Ação Social (FAS).
A campanha pode ser ouvida nas rádios e vista em pontos de ônibus, bancas de revistas, painéis de LED, nas TVs de elevadores de prédios comerciais e dos ônibus e na internet. Mostrando o rosto de vários idosos, ela destaca ainda que a participação não altera o valor do imposto devido dos empresários que colaboram.
Para a presidente do CMDPI, Ir. Emily Luci Buch, a destinação do Imposto de Renda devido é muito importante. “Ela garante que parte deste recurso permaneça na cidade, para ser aplicado em projetos sociais realizados por instituições sérias, cadastradas nos conselhos municipais, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social”, explica.
Ajuda importante
Uma das organizações da sociedade civil que recebem recursos provenientes da destinação do IR é o Centro de Assistência Social Divina Misericórdia, aonde Ir. Emily é coordenadora.
“Esse recurso é de fundamental importância para garantirmos um atendimento de qualidade para pessoas idosas e também crianças e adolescentes. Sem contar que nos ajuda a gerar empregos pela contratação de profissionais que executam os projetos que são aprovados pelos conselhos”, diz.
Outra instituição beneficiada é o Centro de Convivência para Pessoas Idosas (Cecopi) que atende 150 pessoas idosas com atividades de inclusão digital, ginástica, yoga, artesanato, canto, dança de salão, entre outras oficinas. “Esse trabalho tem sido um divisor de águas na vida de muitas pessoas idosas que frequentam o serviço e tiveram uma melhora incomparável na qualidade de vida”, conta a Ir.
Como colaborar
Para participar da campanha os empresários têm até o próximo dia 30, data final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda para pessoas jurídicas. Basta acessar o site www.fas.curitiba.pr.gov.br, preencher o formulário e imprimir o boleto para o pagamento.
Todo dinheiro destinado pelos contribuintes é depositado no Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e a arrecadação é administrada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa que analisa os projetos e faz os repasses às entidades e projetos escolhidos pelos doadores.
Saiba mais no site www.idososcuritiba.com.br
Leave a Reply