Trabalho da Curitiba S.A. beneficia empresas e população da CIC

Com SMCS

O desenvolvimento econômico e social da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) tem participação direta da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A.).

Nos últimos quatro anos, além da retomada da assessoria empresarial às indústrias locais, a Companhia foi responsável pela regularização de uma área de mais de 3 milhões de metros quadrados na CIC.
Com a regularização fundiária industrial e empresarial, foram beneficiadas 263 empresas de diversos setores da economia, garantindo a geração de emprego e renda e fomentando o setor produtivo.

O diretor-presidente da companhia, Walter Bruno Cunha da Rocha, lembra que o aumento na aprovação e conclusão dos processos de regularização fundiária, devem-se à otimização e agilidade dos procedimentos ocorridas nesta gestão.

O gestor lembra, ainda, que deve ser implantado neste ano de 2020 um sistema de processamento e trâmite eletrônico dos processos de anuência em transferência de imóveis e anuências em garantias de financiamento, o que vai facilitar e agilizar para as empresas que buscam os serviços.

“Mais do que um grande número, esse reforço garante que as empresas permaneçam na cidade, gerando emprego e renda para a população, bem como arrecadação para que o município possa executar suas políticas públicas”, avalia Bruno Rocha.

Trabalho de referência

A Companhia oferece segurança social e jurídica às empresas implantadas na CIC, disponibilizando todo assessoramento técnico para a instalação e funcionamento, além de auxiliar o município no dimensionamento da arrecadação de impostos e contribuir para a implementação do plano diretor da região.

Em razão desta atuação, mais de duas mil indústrias e empresas da CIC procuraram e tiveram o serviço de assessoria empresarial prestado pela Companhia nos últimos quatro anos, com suporte técnico para soluções relacionadas ao uso e ocupação do solo, em conformidade com a legislação referente à Cidade Industrial de Curitiba.

Entre as questões solucionadas, estão projetos de regularização fundiária urbana, retificações de áreas e metragens dos lotes, alinhamento predial de ruas na CIC, alvarás de construção e funcionamento, além de conclusões de obras e outras atividades.

Rocha lembra que são quase 50 anos de experiência que tornaram a Curitiba S.A. modelo em regularização fundiária urbana, com foco na área industrial e empresarial.

“Somos procurados como referência em regularização por empresas de outras áreas e de outros municípios da região metropolitana”, completa.
Soluções para a cidade

A Curitiba S.A. atuou de forma efetiva na aprovação do loteamento do bolsão Vila Verde, com a transferência de domínio à Cohab de uma área de 848.000 metros quadrados, para regularização da Vila Verde. Mais de 2 mil famílias que vivem no local são beneficiadas.

O trabalho da empresa também foi fundamental junto ao Conselho Municipal de Urbanismo, visando a futura aprovação de um loteamento de 245 unidades habitacionais no bolsão Vila Esperança, evitando a realocação de mais de 100 lotes com aproximadamente 300 famílias.

Com a atuação da equipe técnica da Curitiba S.A. foi possível concluir um estudo e aprovar a redução de diretrizes de ruas, resguardando não somente a manutenção das famílias no local, como também área de preservação ambiental.

“A área tinha ocupações irregulares há mais de 20 anos, com diretrizes viárias incompatíveis com a situação do local, o que exigia uma solução viável e que não prejudicasse as famílias ali instaladas e o plano diretor do Município”, explica Rocha.

Comunidade atendida

Os terrenos sob responsabilidade e mantidos pela Curitiba S.A. também acabam sendo direcionados para parcerias de interesse social. No total, são 128 mil metros quadrados de área que abrigam centros de educação, esporte e lazer, unidades de saúde. E ainda, aproximadamente 2,5 milhões de metros quadrados de áreas verdes preservadas, incluindo parques e praças.

Passivos liquidados

Nos últimos quatro anos, graças a ajustes da gestão, foi possível efetivar a baixa da dívida de mais de R$ 500 milhões com o Governo do Paraná, decorrente de empréstimos para a implantação da Cidade Industrial de Curitiba.

A operação também possibilitou a baixa do passivo através da figura de Subvenção de Investimento, com economia de aproximadamente 80 milhões em tributos federais.

Da mesma forma, uma dívida registrada com o município, no valor aproximado de R$ 130 milhões, igualmente originada da implantação da CIC. As operações implicam no saneamento contábil e fiscal da empresa, regularizando registros de mais de 20 anos.

Ainda, entre as melhorias de saneamento financeiro podem ser citadas a cessão de áreas em comodatos que passaram a ser objeto de contratos de locação, comercialização de imóveis, redução de custeio, publicidade nas áreas da Companhia, estudo para revitalização de áreas com potencial construtivo para RPPNM, e de viabilidade para venda de crédito de carbono.