Recesso da rede municipal começa dia 2; veja a programação da TV Escola

Com SMCS

Crianças e estudantes da rede municipal de ensino devem acompanhar os conteúdos da TV Escola Curitiba até esta quinta-feira (1º/7), quando será encerrado o primeiro semestre letivo de 2021.

O recesso escolar do mês de julho será de 2 a 18 de julho e a partir do dia 19 a rede municipal de ensino retoma o modelo híbrido (presencial + videoaulas) em cem unidades (50 escolas e 50 CMEIs) onde os estudantes têm maior dificuldade de acesso ao ensino remoto.

Essas cem unidades, que integram o programa Leia+, representam um quarto do total de 415 equipamentos da rede municipal de ensino (185 escolas e 230 CMEIs).

A partir de 2 de agosto, todas as escolas e CMEIs retomam o formato híbrido de ensino e a escolha de a criança participar ou não das aulas presenciais será das famílias.

O formulário de escolha pode ser preenchido a partir do dia 19/7, na página da Educação.

Programação

Durante o recesso, a TV Escola vai veicular uma programação especial.

Para pré-escola, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) fase I estará disponível programação especial nos canais de tevê aberta 9.2 (Paraná Turismo) e 4.2 (Rede Massa), e no canal do YouTube da TV Escola Curitiba.

Nos dias 2, 3 e 4 de julho, os estudantes poderão acompanhar a reapresentação das aulas exibidas nos dias 16, 17 e 18 de março. Entre os dias 5 e 18 de julho serão reapresentadas videoaulas em uma programação integrada com vídeos culturais.

Para os anos finais, o recesso escolar da Secretaria de Estado da Educação está previsto para os dias 12 a 20 de julho. Portanto, o currículo regular segue até dia 11 pela Aula Paraná e a programação especial da TV Escola Curitiba pode ser vista na TV Evangelizar (16.4) e no YouTube.

O segundo semestre começa em 19 de julho e o ano letivo segue até 20 de dezembro.

Produção

As videoaulas são produzidas pelas equipes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação. O conteúdo faz parte do currículo da rede municipal de ensino e é desenvolvido para a pré-escola, estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e os da Educação para Jovens e Adultos (EJA) fase I.

Para estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, o material do currículo regular é produzido e disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná (Aula Paraná, nos canais 7.2, 7.3 e 7.4). Já o material exclusivo da TV Escola para esse público está no YouTube e na Evangelizar, desde abril deste ano.

“A equipe técnica da secretaria prepara as videoaulas com ações do currículo adaptado, para que nossas crianças e estudantes tenham acesso a todo o conhecimento do currículo neste período de isolamento. O material fica permanentemente disponível a todos”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A cada 15 dias, as escolas entregam às famílias atividades complementares, com base no conteúdo das videoaulas.

Aulas na telinha

TV Escola Curitiba vai ao ar na tevê aberta, nos canais 4.2 (Rede Massa), 9.2 (Paraná Turismo) e 16.4 (TV Evangelizar) e no YouTube.

Já foram gravadas mais de sete mil aulas desde a estreia, no dia 13 de abril de 2020. São realizadas mais de cem gravações por semana em três estúdios montados na Secretaria Municipal da Educação.

O canal do YouTube registra 45 milhões de visualizações e 156 mil inscritos.

Inclusão

Às sextas, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental têm acesso aos conteúdos com adequações pedagógicas. Para os estudantes do 1º ao 5º ano, a adequação vai ao ar aos sábados.

As adaptações são feitas com base nas videoaulas da semana, para que atendam às necessidades dos estudantes que têm maior dificuldade de acompanhar e realizar as atividades propostas.

Todas as aulas de adequação pedagógica possuem interpretação em Libras.

Grade semanal para 2021 na rede municipal

Segunda-feira: Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física
Terça-feira: História, Arte, Direitos Humanos e Família ou Linhas do Conhecimento
Quarta-feira: Ensino Religioso, Geografia, Práticas da Educação Integral
Quinta-feira: Língua Portuguesa, Ciências, Educação Física
Sexta-feira: Matemática, Língua Portuguesa, Robótica
Sábado: Matemática (Adequação Pedagógica), Língua Portuguesa (Adequação Pedagógica) e Literatura