Com SMCS
Além dos alunos do ensino regular, crianças e estudantes dos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) e das Salas de Recursos de Aprendizagem e Multifuncionais também retomaram s atividades presenciais. Os atendimentos são individuais e seguem as normas do Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais, elaborado pela Secretaria Municipal da Educação e validado pela Secretaria Municipal da Saúde.
Os CMAEEs e as Salas de Recursos garantem atendimento especializado a crianças e estudantes com deficiência intelectual, física, visual e auditiva, além de transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e transtornos funcionais específicos da aprendizagem.
A rede municipal de ensino de Curitiba tem cerca de 2,7 mil crianças e estudantes em inclusão, em turmas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Todos são atendidos conforme suas especificidades.
O Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA), primeiro do Brasil nesse modelo e com metodologia própria, é um dos onze CMAEEs de Curitiba e assim como os demais está recebendo crianças para atendimento presencial.
São seis salas individuais para atendimento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) . O centro está equipado com totens de álcool em gel e os espaços são higienizados após cada atendimento. As crianças passam por uma série de avaliações, que servem de base para a elaboração do plano de atendimento educacional especializado de cada um.
Por vídeochamada
Ao longo da pandemia, a Secretaria Municipal da Educação realizou mais de 50 mil atendimentos no formato exclusivamente remoto para os estudantes dos CMAEEs e salas de recursos das escolas.
No primeiro semestre, o CMAEE Maria do Carmo Pacheco (Regional Matriz) realizou mais de 60 estudos de caso para ingresso de estudantes nos atendimentos educacionais especializados. Esses estudos geraram 38 encaminhamentos para os atendimentos, em diversas áreas (visual, auditiva, pedagógica ou sala de recursos de altas habilidades/superdotação).
TV Escola Curitiba
Desde o início da pandemia, crianças e estudantes em inclusão têm aulas com adequação pedagógica disponibilizadas na TV Escola Curitiba. O conteúdo é preparado a partir das videoaulas da semana. Para os estudantes do 1º ao 5º ano, as aulas vão ao ar no sábado.
Às sextas, os conteúdos são para o público do 6º ao 9º ano. As aulas poder ser revistas no canal da Secretaria Municipal da Educação no YouTube. Além disso, a cada 15 dias, as famílias retiram os kits pedagógicos nas escolas onde as crianças estão matriculadas.
Leave a Reply