Abrigos da FAS têm recorde de acolhimento com 1.377 pessoas protegidas

Com SMCS

Durante esta noite e madrugada, quando a temperatura mínima chegou a 8ºC, 1.377 pessoas dormiram nos abrigos da Fundação de Ação Social (FAS) que acolhem a população em situação de rua. Foi o recorde de acolhimento durante este ano e superou até mesmo as noites geladas em que os termômetros registraram temperaturas negativas.

Das 18h às 22h, a FAS intensificou o trabalho de busca e oferta de serviços para acolher as pessoas que estavam nas ruas desprotegidas, em mais uma noite com ação intensificada, que faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe.

“Aumentamos o número de equipes nas ruas sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 9ºC, quando existe o risco de hipotermia”, explica o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel.

Como a previsão de elevação da temperatura mínima, a partir desta noite a FAS manterá o cronograma normal de atendimento da Central de Encaminhamento Social (CES), que já acontece 24 horas por dia durante os sete dias da semana.

Balanço

Das 1.377 acolhidas durante a noite, 310 buscaram atendimento espontaneamente para se proteger do frio e 154 foram encontradas nas ruas e aceitaram seguir com as equipes até os abrigos. As demais pessoas já são abrigadas permanentemente pelo município.

As equipes da FAS percorreram toda a cidade e realizaram 240 abordagens sociais, sendo que 109 delas foram feitas com base em solicitações encaminhadas pela população à Central 156. Em 27 situações as equipes estiveram nos endereços indicados, mas já não havia mais ninguém no local.

Apesar do frio e da oferta de serviços, 44 pessoas recusaram atendimento. Com capacidade para atender até 2.047 pessoas simultaneamente, a FAS registrou 670 vagas ociosas.

Das 18h desta quarta-feira (11/8) até a manhã desta quinta-feira (12/8) foram realizadas 204 abordagens sociais, sendo que 109 delas foram solicitadas pela população ao 156.

Em função do estado de saúde, três pessoas precisaram ser levadas para atendimento médico. Como estavam com pouco agasalhos, outras sete que recusaram atendimento receberam cobertores para se proteger do frio.

Como a FAS possui canis para abrigar animais de estimação, cinco cachorros foram acolhidos com seus tutores.

População pode ajudar

A população pode ajudar a proteger as pessoas em situação de rua ligando para a Central 156 ou acessando o serviço pelo app Curitiba 156. Basta informar o endereço em que a pessoa se encontra e uma equipe da FAS irá até o local para oferecer atendimento.