Escolas municipais da Regional Portão começam a receber Faróis Móveis

Com SMCS

Os 144 estudantes da Escola Municipal Campo Mourão têm uma novidade para desenvolver pesquisas e projetos. O Farol Móvel da unidade – primeiro na Regional Portão – foi entregue nesta terça-feira (4/10).

As crianças se inspiraram no projeto Rios do Portão – das unidades para uma vida sustentável, desenvolvido desde o ano passado nas unidades da regional, com a participação de cerca de dois mil estudantes, do berçário ao sexto ano do Ensino Fundamental.

“Programamos os robôs para retirarem o lixo dos rios”, explicou Gabriel Barbosa Fernandes, do 4º ano, ao mostrar os equipamentos de robótica instalados sobre um mapa com as bacias hidrográficas.

“O trabalho no Farol é uma continuidade de tudo que eles pesquisaram e produziram desde o ano passado”, esclareceu a professora Cinthya Carvalho.

Os Faróis Móveis, já presentes nos 230 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba, começaram a chegar às escolas no final de setembro. A primeira contemplada foi e UEI David Carneiro, no Boqueirão.

Nas próximas semanas, todas as 185 escolas receberão a novidade. Eles são uma extensão do conceito do projeto dos Faróis do Saber e Inovação que mantém, para as crianças da educação infantil, diversas possibilidades pedagógicas, além de enriquecerem as possibilidades para as turmas do Ensino Fundamental.

São compostos por um carrinho em forma de farol que acomoda impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, microscópio, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado.

O objetivo é fomentar possibilidades para que as crianças construam conhecimento apoiados na pesquisa, inovação e criatividade, com elementos que permitam explorações, experimentações e brincadeiras, utilizando diversas ferramentas e múltiplas linguagens.

Entrevistada pelos Jornalistas Mirins da escola, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explicou que a tecnologia sempre deve estar a favor da produção do conhecimento. “Nossa escola já é o futuro”, declarou.

A Campo Mourão é uma das 45 escolas criativas da rede municipal de ensino, integrando a Rede de Aprendizagem Criativa, com espaço maker próprio.