Curitibinhas foliões dançam sambas e marchinhas na Rua da Cidadania do Fazendinha

Com SMCS

Gabriela Paula, 8 anos, aluna da 4ª série da Escola Municipal Raoul Wallenberg, estava ansiosa para o início da apresentação da Aula de Iniciação ao Samba promovida pela Prefeitura na Rua da Cidadania da Fazendinha.

“O carnaval é a minha época favorita, todo mundo fica mais animado e feliz”, contou Gabriela.

Centenas de estudantes de escolas municipais de Santa Felicidade e Portão se divertiram nesta sexta-feira (17/2) com as canções de samba e marchinhas de carnaval. A apresentação contou com a presença do prefeito Rafael Greca, que também caiu no samba com os curitibinhas. “Agora é samba no pé, viva o carnaval! Viva Curitiba!”, declarou Greca.

As crianças, com idade entre 8 e 10 anos, das escolas municipais Pedro Dallabona, Professora Lina Maria Martins Moreira, Itacelina Bittencourt, Jardim Santos Andrade, Professora Nansyr Cecato Cavichiolo, Francisco Klemts e Raoul Wallenberg pularam, dançaram e se divertiram.

Após a encenação teatral, alunos, professores e o prefeito dançaram e fizeram batalhas de confete e serpentina. Houve ainda apresentação de bonecos gigantes e do cortejo real do Carnaval de Curitiba, com a presença do rei momo Gustavo Henrique Ferreira Teixeira, da rainha Paula Carolina Mello Galvão e das princesas Luciana Regina Jacinto e Eduarda Beatriz da Rocha Silva.

Foliões de primeira viagem

Henrique de Oliveira, 9 anos, aluno do 4º ano, estava contente em participar da primeira festa de carnaval da vida. “Eu gosto de música, mas nunca tinha vindo em uma festa de carnaval, é bem legal”, comemorou.

Pedro de Almeida Pereira caprichou na fantasia de transformer Bumblebee. Aos 8 anos e aluno do 4º ano, ele também estava estreando nas folias de Momo. “É a minha primeira vez no carnaval, é bem divertido”, declarou.

História do Samba

A apresentação feita pelos atores Douglas Perez (Curitibinha), Léo Campos e Taciani Vieira (respectivamente, o Senhor e a Senhora Samba), idealizada pela Fundação Cultural de Curitiba, mostrou às crianças, com muita música e informação, a origem e os diversos tipos de samba existentes, além dos principais compositores.

Composições de mestres do samba como Noel Rosa, Cartola, Sinhô, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus alegraram a manhã dos curitibinhas, que ouviam a maioria das músicas pela primeira vez.

As canções foram executadas pelo grupo de músicos do Conservatório de Música Popular Brasileira e a Banda Lyra Curitibana.

Também participaram o administrador da Regional Portão/Fazendinha, Gerson Gunha; a administradora da Regional Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, o secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr; a secretária municipal de Educação, Maria Sílvia Bacila; e o vereador Mauro Inácio.