FAS reforma unidade de acolhimento para melhor atender população em situação de rua

Com SMCS

A Casa de Passagem Solidariedade, que até setembro de 2022 acolheu homens em situação de rua, será reformada para melhor atender as pessoas que precisam de abrigo em Curitiba. A unidade fica na Praça Solidariedade, no bairro Rebouças, onde a Prefeitura mantém desde 2020 um complexo de atendimento para esse público.

No momento, a estrutura para a obra está sendo montada.

A reforma vai incluir telhado e esquadrias, impermeabilização da laje, troca do piso, pintura e instalação de novas redes elétrica e hidráulica. Antes do início das obras, o local recebeu serviços para instalação de telas na galeria subterrânea, para evitar o acesso de roedores. A previsão é que as obras sejam concluídas no próximo mês de maio.

A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal, responsável pela assistência social de Curitiba, explica que a partir da reinauguração, a unidade ganhará novos serviços.

“Além do acolhimento, que será feito no andar superior, o espaço contará com salas multiuso para oferta de serviços de qualificação profissional, palestras, oficinas e cursos”, explica.

Além das equipes da FAS, as salas poderão ser usadas por integrantes de instituições e organizações da sociedade civil que desenvolvem projetos voltados para atendimento a pessoas em situação de rua.

A unidade vai abrigar também parte dos serviços ofertados pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Solidariedade, que funciona no mesmo endereço.

A unidade manterá as 100 vagas de acolhimento emergencial para homens, de 18 a 59 anos, encaminhados pelas equipes de abordagem social da FAS.

Mais obras

Atualmente, a FAS está também reconstruindo a Casa de Passagem Santo Expedito, no Jardim Botânico, que também oferta acolhimento. Até o fechamento para a realização de obras, a unidade ofertava 110 vagas para homens de 18 a 59 anos, número que será mantido após a sua reabertura.

“São obras importantes e necessárias para o acolhimento e acompanhamento técnico de pessoas em situação de rua, que fazem parte da rotina da FAS, que trabalha sempre para a qualificação dos serviços ofertados”, explica Maria Alice.

Praça Solidariedade  

O atendimento a pessoas em situação de rua e desabrigados é uma das prioridades da atual gestão. Muitos dos serviços ofertados pelo município para esse público estão localizados na Praça Solidariedade. O local – que já era uma referência para essa população – conta com a Casa de Passagem Padre Pio, um Centro Pop, além da oferta alimentação, espaços para higiene pessoal, guarda-volume, lavanderia e canil.

Para acessar os serviços, as pessoas em situação de rua podem buscar atendimento espontaneamente, mas o encaminhamento é feito também pelas equipes de abordagem social ou de unidades da assistência social, coordenadas pela FAS.