Moradores pedem e Prefeitura de Curitiba leva nova iluminação ao Bosque Itatiaia

Com SMCS

A Prefeitura de Curitiba está reforçando e modernizando a iluminação no Bosque Itatiaia, área de lazer na Rua Cidade de Laguna, na CIC, ao lado do Ribeirão dos Muller. As melhorias atendem à solicitação dos moradores que estão satisfeitos com a possibilidade de poderem aproveitar o espaço também durante a noite, para atividades esportivas e de lazer.

O bosque abriga quadras de futebol de areia e de vôlei, parquinho e academia ao ar livre e é bastante usado pela comunidade para caminhadas, jogos e brincadeiras das crianças. Ele também serve de acesso aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Ubatuba e Jardim Paquetá e à Escola Municipal Moradias Ribeirão.

“Atendendo a uma demanda da comunidade, a Prefeitura decidiu fortalecer a iluminação do bosque, tornando-o mais seguro e agradável para todos”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Tecnologia LED

Equipes coordenadas pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham desde o início da semana no local. Para proporcionar maior segurança e boas condições de uso do bosque para a comunidade local, houve substituições de equipamentos e a realocação de luminárias, além da troca de lâmpadas convencionais por modelos de tecnologia LED, que são mais sustentáveis e proporcionam melhor iluminação, com menor consumo energético.

Foram instalados dez postes de concreto de 12 m, sendo cinco circulares com quatro projetores para iluminação geral e cinco postes duplo T com total de 18 projetores para as canchas.

Central 156

O técnico em enfermagem José Elton Duque Ribeiro, que mora no bairro desde 1989, foi um dos solicitantes do serviço, por meio da Central 156, um dos canais para que a população apresente suas demandas à Prefeitura.

“Um lugar mal iluminado causa insegurança, mas quando está claro atrai as famílias e a ocupação das pessoas evita que o bosque seja procurado por usuários de drogas. Também mais iluminado serve de convite para que as pessoas cuidem mais da saúde, se exercitem e se divirtam perto da natureza”, diz Ribeiro.

Moradora por mais de três décadas no bairro, a aposentada Nair Rodrigues também está satisfeita ao acompanhar os trabalhos para iluminar o bosque. “Aqui era deixado, invadido por usuários de drogas que aproveitavam que era escuro. Está ficando muito bom e a gente vai poder aproveitar até mesmo durante a noite para caminhar”, conta Nair.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros, ressaltou os benefícios da nova iluminação. “Com a melhoria da iluminação, esperamos proporcionar um ambiente mais seguro e acolhedor para as pessoas. As lâmpadas LED são mais eficientes e sustentáveis, reduzindo o consumo energético e garantindo uma iluminação de qualidade”, disse o diretor.

PPP

A nova iluminação na área integra as ações do município para modernizar o sistema de iluminação da cidade. Os serviços são coordenados pelo Departamento de Iluminação Pública da Smop.

A partir do segundo semestre, os serviços de iluminação pública da capital serão prestados pela Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A, empresa vencedora da primeira parceria público-privada (PPP) realizada pela Prefeitura.