População da região aprova e agradece reabertura da UPA Fazendinha

Com SMCS

Amigas e vizinhas, moradoras do bairro Fazendinha, Ana Maria de Oliveira, 72 anos, e Marina do Rocio Alves Martins, 70 anos, acompanharam o evento de reabertura da UPA Fazendinha nesta sexta-feira (16/6). Felizes por novamente poder contar com o serviço de urgência e emergência perto de casa, as amigas gostaram da estrutura reformada.

  • Greca reabre UPA Fazendinha integrada à Central Saúde Já Curitiba
  • Novo modelo dá agilidade ao atendimento na UPA Fazendinha
  • UPA Fazendinha foi estratégica na pandemia da covid-19 em Curitiba
  • “Ficou muito bom e bonito. Quando a gente soube que ia reabrir a gente ficou muito feliz, porque estava fazendo muita falta aqui”, disse Ana Maria. Marina do Rocio concorda com a amiga e diz que a UPA facilita a vida da família. “Tenho o marido doente em casa, com problemas de pulmão, e agora temos esse serviço bem próximo pra levar quando for necessário”, relatou.
  • A liderança comunitária Derci Lessa, de 72 anos, também estava feliz. Carioca de nascimento, ela se diz curitibana de coração. “Um 24 horas reaberto é só para agradecer. Eu sou atendida pelo SUS de Curitiba há muito tempo e posso dizer que a saúde daqui é a melhor do Brasil”, elogiou.Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba também foram conhecer a nova estrutura da UPA Fazendinha. O conselheiro local e futuro conselheiro distrital do Portão a partir de 2024, Carlito Vagner Moreira, comemorou a reabertura. “Significa muito pra mim e pra toda comunidade, porque nós teremos mais um espaço que vai agilizar o atendimento para as pessoas que moram na nossa região.”
  • AtendimentosAntes mesmo do evento de reabertura, Alessandra Ignes Basso, 42 anos, procurou atendimento com fortes dores no peito e dificuldade para respirar. Por ter histórico de infarto e derrame na família, buscou a UPA mais próxima de sua casa.

    Alessandra foi prontamente recebida pela equipe da UPA Fazendinha. Com suspeita de infarto, foi atendida pela equipe de enfermagem e pelo médico de plantão, fez exames e ficou em observação enquanto o evento de reabertura acontecia na entrada da unidade.

  • “O atendimento está sendo muito bom. As meninas são muito atenciosas. Estão todos de parabéns”, relatou Alessandra agradecida.
  • No fim do dia, os atendimentos foram liberados normalmente e a equipe de plantão acolhia as pessoas que buscaram a unidade, como o metalúrgico Carlos Alberto de Souza, de 48 anos, que estava com dores na coluna. “É importante ter novamente essa UPA aqui pra todos nós da vizinhança. O atendimento do SUS em Curitiba é muito bom”, definiu.Carlos havia acabado de se identificar e aguardava a classificação de risco para ser atendido.