Prefeitura de Curitiba revitaliza passarela sobre o Rio Barigui no Fazendinha

Com SMCS

Os moradores dos bairros Fazendinha e Campo Comprido agora podem fazer a travessia do Rio Barigui de forma muito mais tranquila. A Prefeitura de Curitiba recuperou a passarela entre as ruas Adelino Vessossi e Waldemar Cavanha, sobre o Rio Barigui, nas proximidades do Parque Guairacá, garantindo o ir e vir de pessoas com segurança e conforto.

As obras foram coordenadas pelo Departamento de Edificações, da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e envolveram a revitalização de toda a estrutura.

Troca de Gradis

Na estrutura que tem 30 metros de extensão, foi feita a troca de gradis que estavam enferrujados e colocados corrimões novos (15 metros) e a outra parte das ferragens foi reparada com solda. Além das reformas, o trabalho envolveu a lavagem e limpeza de toda a estrutura.

“A revitalização tornou a transposição do Rio Barigui mais segura e aprazível para os moradores que utilizam aquele caminho para estudar e trabalhar”, disse o secretário de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues.

No total, a manutenção envolveu 115 metros de corrimão. As rampas de concreto, que dão acessibilidade a pessoas com deficiência, tiveram fissuras e irregularidades corrigidas, para em seguida receberem pintura com tinta acrílica no piso e nas laterais, que receberam cobertura de verniz antipichação.

Pintura e limpeza

O administrador da Regional do Portão, Gerson Cunha, disse que a revitalização atende as solicitações da população feitas através do 156.

“Agora os moradores podem circular sem nenhum risco de acidente pela passarela, que ficou bonita e segura”, disse Gunha, que enviou equipes para fazer a remoção de lixo que havia sido descartado no local de forma irregular.

Transposição sem medo

Para a moradora do Campo Comprido, Keli da Luz, a reforma da passarela veio em boa hora.

“A estrutura estava muito enferrujada, dava medo de passar. Agora ficou boa, com pintura e segura para a gente usar”, disse ela, que estava levando os sobrinhos João Guilherme e Miguel para jogar bola.

A dona Zilma Irineu da Cruz, moradora no Jardim Progresso, que usa passarela para ir e vir do trabalho, ficou muito contente com a mudança. “Estava muito ruim e perigosa. Agora ficou uma maravilha com os gradis bem presos, ficou ótima”, disse.