Com SMCS
Alunos do quinto ano da Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna, no Barreirinha, tiveram uma aula diferente nesta terça-feira (29/8).
Eles se divertiram aprendendo sobre a cultura africana durante uma apresentação do grupo Baquetá, com o espetáculo Karingana Ua Karingana! Histórias de Áfricas, viabilizado através do edital 158/2022 da Fundação Cultural de Curitiba.
Aprendizado com diversão
Reunidos na Biblioteca Escolar Professora Cléia Rita Ritcher, o grupo de 20 alunos mergulhou em uma viagem pela cultura africana, embalados com as cantigas e as histórias contadas pelo trio André Daniel, Kanya dos Santos e Maycon Souza, integrantes do grupo Baquetá.
“O que nós apresentamos são histórias para ajudar na compreensão de quanto a África está presente na cultura brasileira. São histórias que mostram que estas culturas se entrelaçam e não são contadas na escola”, explicou André Daniel.
Culturas entrelaçadas
Ao apresentar uma nova abordagem aos estudantes, o grupo quer destacar a importância da cultura africana na formação da sociedade brasileira e da civilização.
“Quando se fala na África a ideia que se tem é de algo longínquo, atrasado. O que nós mostramos é a potência desse continente, o passado grandioso de grandes civilizações, como a do Egito por exemplo”, destacou Daniel.
Composto por contos de origem africana e afro-brasileira, o espetáculo traça uma rota de identificação com nossas raízes negras, a contribuição para a construção do país e herança cultural.
Histórias com muita música
Durante a apresentação, o grupo mostra um talento multifacetado de tocar diversos instrumentos, cantar, contar histórias e interpretar.
Temas como diáspora, autoestima, ancestralidade, circularidade, meio ambiente, espiritualidade, escravização da população negra, linguagem e diversidade são abordados por meio de técnicas de contação de histórias, danças de matrizes africanas, cantos e brincadeiras.
Aprovado pelos curitibinhas
As crianças ficaram encantadas com o espetáculo. O estudante Miguel Magno, 10 anos, morador do Boa Vista, ficou impressionado com tudo que viu. “Muito bom, gostei de tudo especialmente porque não conhecia muito bem a história da África”, disse.
A coleguinha Sophie Turesso, 10 anos, também gostou do que viu.
“Achei muito legal, gostei muito dos instrumentos. Já conhecia um pouco da história da África e agora aprendi muito mais”, disse a menina.
Quem também ampliou o aprendizado foi a estudante Ana Clara Uchoa Dutra, 10 anos. “Gostei bastante do espetáculo, dos instrumentos e aprendi bastante sobre a África”, explicou.
Mais teatro nas escolas
Além da EM Júlia Amaral Di Lenna, o espetáculo Karingana Ua Karingana! Histórias de Áfricas está circulando também pelas escolas municipais Tanira Regina Schmidt, Ricardo Krieger, Raul Gelbeck, Pilarzinho, Duílio Calderari, CEI Doutel de Andrade, CEI Romário Martins, CEI Profº José Wanderley Dias e CMEI Santa Efigênia.
Outros dois grupos também estão se apresentando para os estudantes da Regional Boa Vista: Risas na Boa Vista, com a peça Risas Y Sonrisas, e Duo-Lambe, com os espetáculos A Menina e Mundo e A Pequena Florista.
Leave a Reply