Com SMCS
Depois de desenvolverem projetos voltados para o fortalecimento e a empregabilidade da população em situação de rua, 13 homens que são acolhidos pela Fundação de Ação Social (FAS) participaram, nesta segunda-feira (8/4), do curso Demonstração Turismo na Prática, da Escola de Turismo de Curitiba.
Das 8h30 às 13h e dentro de um ônibus da Linha Turismo, eles percorreram os principais atrativos de Curitiba, desde o Largo da Ordem, que concentra o centro histórico de Curitiba, passando pelo Rebouças, primeiro bairro industrial da cidade, e o Centro Cívico, onde estão o Museu Oscar Niemeyer, o Memorial da Imigração Polonesa e o Memorial Árabe, na praça Gibran Kalil Gibran.
Durante a aula, os acolhidos passaram ainda pelo Jardim Botânico, pelo Passeio Público, pelo Teatro Paiol, e por fim, pelo Parque Tanguá, famoso pelo mais belo por do sol da capital, onde puderam caminhar e fazer fotos, apesar da chuva que chegou à cidade.
Antes da partida, eles receberam as boas-vindas da presidente do Instituto de Turismo, Tatiana Turra.
Resultado de uma parceria entre o Instituto e a FAS, a ação foi promovida para premiar os acolhidos que participaram da criação de projetos de empregabilidade – proposta pelo programa Mobiliza – e que foram apresentados na última quarta-feira (3/4), para uma banca avaliadora.
“Queremos mostrar para as pessoas que atendemos as grandes oportunidades de emprego que Curitiba oferece para as pessoas, inclusive para aquelas que estão acolhidas e em processo de saída das ruas”, explica o diretor de Qualificação e Relações do Trabalho, Renan de Oliveira Rodrigues.
Aula de história
Acompanhado do guia de turismo Leandro Ribeiro Fernandes, o grupo não apenas viu os principais pontos turísticos, como também teve uma aula de história, com informações sobre fatos e personalidades, além de temas contemporâneos que fizeram de Curitiba a cidade mais inteligente do mundo, segundo o World Smart City Awards, prêmio concedido pela Fira de Barcelona na Espanha.
“O turismo é um gerador de oportunidades de empregos, pois possui várias áreas onde os profissionais podem atuar, como gastronomia, atendimento a clientes, eventos, fotografia, transporte”, ressaltou Leandro, que é turismólogo e gestor da área de Turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), parceiro da Prefeitura no desenvolvimento de cursos gratuitos que buscam aprimorar habilidades e conhecimentos no setor, contribuindo para a excelência na prestação de serviços.
Grécia Correa, coordenadora da Escola de Turismo de Curitiba, explica que o curso Demonstração Turismo na Prática é promovido duas vezes ao mês e tem seu itinerário e conteúdo adaptados de acordo com o público atendido no momento.
Despertar
Bastante participativos, os acolhidos fizeram perguntas, mas também demonstraram conhecimento sobre a cidade onde vivem. Curitibano, Gessé Justino dos Santos, 57 anos, gostou do curso, o sexto que fez desde que foi acolhido pela FAS.
Tenho na veia o empreendedorismo e busco condições de desenvolver isso. Vi neste passeio essa possibilidade”, contou Gessé, que é atendido em um dos hotéis sociais mantidos pela Prefeitura de Curitiba.
Paulo César Lourenço, 42 anos, também ficou entusiasmado com a oportunidade de conhecer de perto as principais atrações turísticas da cidade. “Muitos deles eu conhecia de reportagens na TV. O que vi me despertou muita curiosidade, percebi que a área do turismo oferece muitas oportunidades.”
Com caneta e papel na mão, o manauara Cosme Souza da Silva, 40 anos, anotou todas as informações que recebeu ao longo do passeio. “Foi uma atividade de muito aprendizado, pudemos sair daquele mundo em que vivemos e ver novos horizontes onde podemos trabalhar”, disse ele, que há um ano chegou a Curitiba.