Curitiba é eleita a Cidade Mais Sustentável do Brasil pelo Sebrae

Com SMCS

Curitiba recebeu mais uma premiação em reconhecimento às suas ações de sustentabilidade. Na noite de terça-feira (11/6), em Brasília, foi condecorada nacionalmente como Cidade Mais Sustentável do Brasil no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

É a primeira vez que Curitiba conquista o prêmio em 12 edições bianuais promovidas pelo Sebrae Nacional.

“Nós, todos juntos, fazemos jus a este troféu tão lindo, do tamanho do mapa do Brasil. Os curitibanos são merecedores da Prefeitura Empreendedora que fazemos. O meio ambiente é prioridade em Curitiba. Desde 2017, nossas políticas públicas apoiam o crescimento econômico sustentável às pautas de impacto ambiental e social. São ações para uma cidade com menos carros, com geração e uso de energias renováveis, segurança alimentar, menos desigualdade social, menos resíduos , incentivo à  Agricultura Urbana, promovendo o desenvolvimento socieconômico da cidade com sustentabilidade”, destacou o prefeito Rafael Greca.

Greca foi representado na cerimônia em Brasília pelo presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e secretário municipal de Inteligência Artificial, Dario Paixão.

Troféu em casa

Na tarde desta quarta-feira (12/6), Paixão entregou o troféu ao prefeito de Curitiba, no Palácio 29 de Março, no Centro Cívico.  “Este prêmio é emblemático:  o Sebrae faz uma consulta nacional e poucas prefeituras têm o privilégio de ganhar. Vencemos ao mostrar nosso trabalho nesses oito anos do combate à limpeza aos rios, no plantio de árvores, da Pirâmide Solar, nas ações de Segurança Alimentar, com o Ecocidadão”, disse o vice-prefeito, Eduardo Pimentel.

Também participaram do recebimento do troféu Prêmio XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora no Palácio 29 de Março o secretário municipal do Meio Ambiente (SMMA), Ibson Campos; a secretária emérita da SMMA, Marilza Dias, o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Luiz Gusi; o procurador do município Antonio Stolte e o superintendente da SMSAN, Edson Rivelino Pereira.

Categoria

A premiação do Sebrae nacional reconhece as práticas municipais que induziram o desenvolvimento e fortaleceram o empreendedorismo em dez categorias. A capital paranaense venceu com o projeto “Curitiba Cidade Sustentável”, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente.

A revelação dos vencedores foi feita durante cerimônia de premiação em Brasília (DF), com a participação de representantes dos 240 municípios finalistas.

A cidade já havia sido eleita, em novembro de 2023, a cidade mais inteligente do mundo pela Fira Barcelona por seu projeto de Sustentabilidade. “Curitiba está em um ciclo virtuoso, promovendo a melhoria na qualidade de vida, gerando empregos e renda para a população, atraindo novas empresas e talentos. ”, destacou Paixão.

Iniciativas sustentáveis

Desde 2017, a Prefeitura de Curitiba vem implantando políticas públicas, programas e projetos que resultaram em novos espaços e ações que tornam a cidade mais resiliente às mudanças climáticas, mais proativa na preservação do meio ambiente e comprometida com a redução de emissão de gases poluentes.

Entre as iniciativas, estão a criação de novos parques alagáveis, que reforçam o conceito de “cidade-esponja” da capital paranaense e ajudam a reduzir ainda mais a possibilidade de inundações em caso de fortes chuvas; a inédita Reserva Hídrica do Futuro, que irá suprir a cidade com água em caso de estiagem prolongada; o Hipervisor Urbano, que usa a inteligência artificial para prevenir problemas ambientais típicos de uma grande cidade; e a entrega das primeiras casas do Bairro Novo da Caximba, maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba. Também são exemplos recentes de iniciativas da Prefeitura em seu compromisso de mitigar e se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas, a criação da Pirâmide Solar de Curitiba, a eletrificação dos ônibus e as fazendas e hortas urbanas.

Sociedade mais próspera

A cerimônia do XII PSPE teve a presença de gestores públicos, lideranças e autoridades que acreditam no potencial do empreendedorismo para transformar realidades, superar desafios e construir uma sociedade mais próspera e inclusiva. “Vamos sair desse evento com uma enorme responsabilidade: aqui está a grande solução, sobretudo para um país inclusivo, que possa distribuir a renda e eliminar problemas que infelizmente ainda são visíveis em nossas cidades”, destacou o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.

Paraná

Além de Curitiba, o Paraná teve mais uma cidade vencedora, sendo o único estado brasileiro com dois vencedores entre as dez categorias. A Prefeitura de Assaí levou o troféu da categoria Empreendedorismo na Escola.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, frisou a importância de as gestões públicas desenvolverem projetos de impacto para os municípios.

“O esforço das pessoas e da equipe técnica, em levar e demonstrar a possibilidade de transformar os municípios por meio do empreendedorismo, dos pequenos negócios, da educação empreendedora, da inovação e da tecnologia, tudo isso faz a diferença”, celebrou.

O prêmio

O XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora recebeu mais de 2,5 mil inscrições de todo o país – cerca de 1 mil a mais que a premiação anterior. Na história do prêmio, que teve início em 2001, são mais de 13 mil projetos participantes, com 1.614 vencedores regionais e 116 vencedores nacionais.

O PSPE é realizado em duas grandes etapas. A estadual, em que cada prefeitura concorre apenas com iniciativas da mesma Unidade Federativa, em que Curitiba foi a vencedora e habilitada para concorrer à etapa nacional, e a nacional, em que as iniciativas vencedoras em cada UF e em cada categoria competem entre si, disputando o prêmio de melhor iniciativa nacional.

O prêmio conta com 10 categorias: Simplificação e Fomento do empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Cidade Empreendedora; Governança Territorial; Empreendedorismo Rural e Inclusão Produtiva. As duas últimas categorias são novidades nesta edição.