Happy Hour de negócios do Vale do Pinhão incentiva empresas de Curitiba a ganharem o mundo

Com SMCS

Mais que diversão e descontração, o Hard Rock Café de Curitiba recebeu, na noite desta segunda-feira (18/6), um Business Round Vale do Pinhão provocativo aos representantes das empresas e startups que lotaram o local para falar de negócios: o convite para pensar a internacionalização de seus empreendimentos, assumindo o protagonismo em levar o nome de Curitiba para o mundo.

Evento integrante da agenda do Connect Week 2024, movimento que até domingo (23/6) terá cem eventos voltados aos negócios, empreendedorismo e inovação simultaneamente em Curitiba, o Business Round de junho foi “bombado” pela presença de grupos de investidores, de instituições que apoiam e investem em negócios além das fronteiras nacionais, que mostraram como contribuir com as empresas que aceitarem o desafio de internacionalizar seus negócios.

“Queremos levar Curitiba para o mundo e trazer o mundo para Curitiba. Convidamos para este Business Round as Câmaras de Comércio de Curitiba, instituições especializadas em internacionalização, além dos projetos do Vale do Pinhão, por meio do Invest Curitiba, que lançamos há um ano para ampliar esse processo na cidade”, destacou o secretário municipal de Inteligência Artificial e presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.

Investidores e internacionalização

Entre um chope, um drinque e um petisco, o público do Business Round foi apresentado a oportunidades de negócios de grupos de investidores como Quartzo Capital; Start Growth; Anjos do Brasil; Curitiba Angels; Quintal Ventures; Ventiur Capital; Hi Capital; E3 Capital e Vellore Capital.

O encontro também teve a presença de representantes de instituições de internacionalização como Happy Comex (apoiadora deste Business Round); Conselho de Negócios e Relações Internacionais (Coninter-RI) da Associação Comercial do Paraná (ACP); Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (CIN -Fiep/PR); Câmaras de Comércio do Japão, Portugal, Itália.

Segurança

A consultora de negócios internacionais Anara Wisnievski destacou que as empresas têm desenvolvido, localmente, produtos e serviços que podem ser comercializados em diversas partes do mundo e precisam desenvolver suas marcas, seus planos estratégicos para trazer investimentos externos e buscar mercados afins em outros países.

“Viemos oferecer ferramentas e uma rede de contatos que permitam fazer isso com segurança, minimizando riscos, com capacitação, planejamento para levar os seus produtos e serviços para o mundo”, disse.

O Business Round é promovido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e voltado para os participantes do Vale do Pinhão, alinhado ao compromisso da Prefeitura com o zelo pela inovação e empreendedorismo na cidade.

Invest Curitiba

Paixão lembrou que a Prefeitura e o Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba, têm investido em ações do poder público para contribuir com o processo de internacionalização das empresas da cidade e região. No ano passado, lançou o Invest Curitiba, com uma plataforma atualizada de informações sobre a economia da capital paranaense.

Também lançou, em março, o portfólio internacional Innovate Curitiba, que colocou Curitiba como primeira cidade da América Latina a integrar a plataforma global Innovate World, projeto global de marketing de lugares inovadores.

A primeira ação pelo Invest Curitiba foi a assinatura do Protocolo de Intenções entre a Agência Curitiba e a Câmara do Comércio Brasil-Canadá (CCBC), seguida de um tour guiado por uma comitiva canadense aos potenciais de investimento da cidade.

Rumo a Alberta (Canadá)

Outro resultado desta parceria é Missão Técnica para Alberta, no Canadá, de 13 a 24 setembro, que vai levar uma comitiva de empresários a uma programação de visitas técnicas, workshop e um minicurso com certificação para aprimoramento das empresas ou instituições. As inscrições estão abertas e os interessados podem ter mais informações em contato com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Alberta é a quarta maior província canadense e sua vocação econômica gira em torno da pecuária, petróleo e agricultura. A capital Edmonton e Calgary estão entre as principais cidades.

A província do país da América do Norte conta com mais de 900 empresas com expertise no desenvolvimento de tecnologias limpas, incluindo startups que trabalham com empresas de petróleo e gás, além de uma estrutura de instituições de acesso a financiamentos. Também é conhecida por empregar tecnologias modernas para aumentar a produção e a eficiência no setor agrícola.