Com SMCS
Com o recebimento de 8.405 doses da vacina Spikevax monovalente da Moderna, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba retoma, a partir desta quinta-feira (20/6), o reforço da vacinação anticovid em 11 postos de saúde, para todos com 5 anos de idade ou mais que façam parte do público prioritário (veja mais detalhes abaixo). Os endereços e horários de vacinação podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.
De acordo com a SMS, a quantidade de novas doses recebidas é o suficiente para poucos mais de uma semana – a média diária de aplicações deste insumo é de 1 mil por dia no município. As novas doses recebidas serão aplicadas no público prioritário, até o fim dos estoques.
A vacina anticovid Spikevax monovalente da Moderna é atualizada para proteger contra a subvariante da Ômicron XBB 1.5. A nova vacina teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março e vai substituir gradualmente todas as vacinas contra a covid-19 que estavam sendo utilizadas até o momento.
O novo imunizante passou a ser utilizado como dose de reforço no público prioritário com 5 anos ou mais a partir de 14 de maio, em 108 unidades de saúde.
Em 10 de junho, porém, com apenas 1.120 doses em estoque, pois o restante já havia sido aplicado, a vacinação precisou ser concentrada em dez unidades de saúde. Com o passar dos dias, as doses foram se esgotando – nos últimos dias estava disponível apenas na US Monteiro Lobato (distrito sanitário do Tatuquara) e US Tancredo Neves (CIC).
Com o recebimento de novo lote, o imunizante volta a ser distribuído para 11 unidades de saúde (veja a lista abaixo). Quando houver reestabelecimento da regularidade de abastecimento, a vacina voltará a ser aplicada em todas as unidades de saúde.
O problema com a regularidade de abastecimento deste imunizante é nacional, uma vez que as vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes são repassados aos estados e, então, distribuídos aos municípios. De acordo com o governo federal, novos lotes da vacina deverão ser enviados.
Unidades que concentrarão as novas doses da vacina Spikevax
Distrito Sanitário Tatuquara
US Monteiro Lobato
Rua Olivio José Rosetti, 538 -Tatuquara
Distrito Sanitário Bairro Novo
US Bairro Novo
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado
Distrito Sanitário Boqueirão
US Visitação
Rua Bley Zorning, 3.136 – Boqueirão
Distrito Sanitário Pinheirinho
US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo
Distrito Sanitário Portão
US Santa Quitéria II
Rua Bocaíuva, 310 – Santa Quitéria
Distrito Sanitário Matriz
US Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco
US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho
Distrito Sanitário CIC
US Oswaldo Cruz
Rua Pedro Gusso, 3.749 – Cidade Industrial
Distrito Sanitário Cajuru
US Iracema
Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 – Capão da Imbuia
Distrito Sanitário Santa Felicidade
US Santa Felicidade
Via Veneto, 10 – Santa Felicidade
Distrito Sanitário Boa Vista
US Bacacheri
Avenida Erasto Gaertner, 797 Bacacheri
Público prioritário para dose de reforço semestral da vacina anticovid
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Gestantes e puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias)
- Imunocomprometidos com cinco anos ou mais
- Público prioritário para dose de reforço anual da vacina anticovid
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas em situação de rua
- Pessoas com comorbidades com cinco anos ou mais
- Pessoas com deficiência permanente com cinco anos ou mais
- Indígenas, ribeirinhos, quilombolas com cinco anos ou mais
- Moradores e funcionários de instituições de longa permanência
- Pessoas privadas de liberdade, jovens cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privados de liberdade
Baby
A Secretaria Municipal da Saúde informa que há 590 frascos das vacinas anticovid Pfizer Baby para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, disponíveis em 106 unidades de saúde, para aplicação conforme calendário nacional de vacinação (preferencialmente aos 6, 7 e 9 meses de idade). Os locais e horários de aplicação podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.
Essas vacinas serão aplicadas até o fim dos estoques e após isso, conforme orientação do Ministério da Saúde, passarão a ser substituídas gradualmente também pela vacina Spikevax da Moderna nesta faixa etária.