Com SMCS
A Campanha Solidária, desenvolvida pela Prefeitura de Curitiba para arrecadar doações destinadas às famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, recebeu um significativo reforço nesta terça-feira (18/6). A comunidade chinesa da capital entregou 20 toneladas de doações, incluindo 19 toneladas de alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal, além de 1.150 cobertores.
A ação foi organizada pela Associação Cultural Chinesa do Paraná (Accpar) e contou com o apoio de empresários e famílias chinesas de Curitiba. A doação, transportada por quatro caminhões, foi entregue no Disque Solidariedade, na sede da Fundação de Ação Social (FAS), de onde seguirá para o Rio Grande do Sul.
O carregamento incluiu também 500 jaquetas doadas individualmente pelo empresário Maicon Lianxin Yang, da Nova Fashion Importação e Exportação, que já havia feito recentemente a entrega simbólica ao prefeito Rafael Greca.
Campanha
O presidente da Accpar, José Luís Chong, explicou que a campanha focou a arrecadação de dinheiro para a compra dos produtos, mas muitas famílias contribuíram com a doação de alimentos. “Arrecadamos aproximadamente R$ 135 mil e, com a colaboração do supermercados Condor e das lojas Daju, conseguimos comprar todos os produtos a preço de custo”, explicou Chong.
Participaram também da entrega integrantes da diretoria da Accpar e o gerente regional do Grupo Zonta, do qual o Condor faz parte, Samuel Wander Silva.
A presidente da FAS, Maria Alice Erthal, recebeu o grupo no Disque Solidariedade e agradeceu a ajuda. “Curitiba é uma cidade de muitos povos e ficamos felizes por essa mobilização da comunidade chinesa para ajudar o povo gaúcho que ainda sofre as consequências das enchentes”, disse.
Chong ressaltou que a comunidade chinesa escolheu a FAS para fazer a doação por conhecer o trabalho desenvolvido pela fundação e por ela fazer parte da Prefeitura de Curitiba. “Esses fatores nos dão a certeza que as doações serão entregues a quem realmente precisa”, comentou.
Balanço
As doações feitas pela comunidade chinesa seguirão para municípios indicados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, que está em contato permanente com a Defesa Civil de Curitiba.
Desde o início da campanha, em 3 de maio, a Prefeitura de Curitiba arrecadou e enviou até o início deste mês 871,18 toneladas de doações em 29 remessas. Entre os itens enviados estão 119,4 toneladas de alimentos não perecíveis, 703 mil litros de água, 4.524 litros de leite, 8,1 toneladas de roupas e agasalhos, 597 cobertores, 7.800 volumes de produtos de limpeza e higiene pessoal, 8,07 toneladas de ração animal, entre outros.
O que e onde doar
Como as famílias atingidas pelas chuvas ainda tentam se recuperar da tragédia, a Campanha Solidária continua. Com base nas recomendações do governo do Rio Grande do Sul, os itens de necessidade são alimentos não perecíveis, cobertores e produtos de limpeza. Desde o fim de maio, Curitiba concentra o recebimento de doações em três pontos:
Disque Solidariedade: Rua Eduardo Sprada, 4.520, Campo Comprido. Contato: (41) 3350-3596.
Banco de Alimentos: Rua Capitão João Busse, 660, Capão da Imbuia.
Banco de Rações: Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Passeio Público, Rua Luiz Leão, 391, Centro. As entregas de ração podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30.