Ação integrada promove simulado de atendimento emergencial de acidente no Centro de Curitiba

Com SMCS

A empresa Rumo Logística em parceria com a Defesa Civil de Curitiba e a Regional Matriz promovem, dia 29 de junho, às 14 horas, na Avenida Marechal Deodoro, Centro de Curitiba, esquina com a Padre Germano Mayer, no Alto da XV, o Simulado de Múltiplas Vítimas de Atendimento de Emergência.

A ação integrada, com tempo previsto de 2 a 3 horas, fará o simulado de resgate de vítimas de abalroamento (batida de trânsito) entre uma locomotiva, um veículo automotor e ônibus. Participam ainda da operação Urbs (Urbanização de Curitiba)Setran (Superintendência de Trânsito)Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Curitiba), Instituto Água e Terra (IAT), Meio Ambiente Rumo, Segurança Patrimonial Rumo,
Centro de Treinamentos Padilha, Sest-Senat, EcoSalva e empreas parceiras.

A Urbs vai redirecionar as linhas em passagem no trecho durante o simulado. Na sexta-feira passada (21/6), o grupo participou de reunião técnica para definir vários detalhes importantes do simulado.

Plano de emergência

De acordo com a Rumo Logística, a ideia é validar e aprimorar o atual Plano de Atendimento de Emergência (PAE) vigente e identificar possíveis oportunidades de melhorias e estratégias assertivas de resgate emergencial observadas durante o evento simulado.

“Será (o simulado) uma ação conjunta e coordenada entre a empresa Rumo, as secretarias municipais (de Curitiba) e nossa regional (Matriz) com o objetivo de aprimorar todo o atendimento, quando necessário, e estabelecer processos uniformes e dinâmicos no resgate emergencial em acidentes com vítimas”, afirmou a administradora regional, Bruna Nowak.

Orientação geral

Ainda segundo a gestora, a Prefeitura e a empresa Rumo, por meio dos órgãos competentes, vão orientar a população, motoristas, pedestres e coordenarão as ações do trânsito e de segurança em toda a região no decorrer da ação simulada.

Na prática, o simulado servirá para analisar os fatores necessários para reduzir o tempo de resposta em situações reais e padronizar procedimentos e protocolos de segurança em busca de excelência das equipes profissionais de resgate em acidentes.

“O simulado acontecerá conforme reuniões antecipadas com a ideia de envolver a comunidade nos cuidados e na atenção em travessias de PNs (Passagens de Nível) quando ouvem a buzina e o tempo de resposta da parada do trem”, explicou ainda Everton dos Santos Jose, técnico de segurança do Trabalho da empresa Rumo Logística.

Cenários simulados

Para organizar a ação, serão usados dois cenários. O primeiro reproduzirá a colisão de veículo de passeio, ônibus e composição na passagem da linha férrea na Rua XV de Novembro. No segundo cenário, será simulado o vazamento de combustível de tanque da locomotiva devido ao impacto da colisão. Também haverá simulado de um acidente de ônibus com 15 pessoas dentro, envolvendo veículo de passeio, outras cinco pessoas e um maquinista.

O falso acidente será crítico com vítimas: três óbitos, cinco fraturas, uma pessoa inconsciente, uma hemorragia e outros acidentados conscientes, com lesões leves. Toda a simulação terá tempo estipulado de duas a três horas.

Serviço

Data: 29/6
Horário: 14h
Local: Marechal Deodoro, esquina com a Padre Germano Mayer – Alto da XV
Duração do simulado: de 2 a 3 horas

Cenário 1: Colisão veículo de passeio, ônibus e composição na passagem da linha férrea na Rua XV de novembro.
Cenário 2: Vazamento de combustível do tanque da locomotiva devido impacto da colisão.
Vítimas: 15 pessoas no ônibus, 5 pessoas no veículo de passeio e 1 maquinista