Com SMCS
A Rua da Cidadania Fazendinha/Portão (Rua Carlos Klemtz, 1.700 – Fazendinha) completa nesta sexta-feira (5/7) 28 de fundação com várias atrações culturais, ações de meio ambiente, promoções especiais e a expressiva marca de quase três milhões (2.819.469) de usuários atendidos de 2017 a 2024.
Para celebrar a data, a agenda especial desta sexta-feira (5/7) começa às 15h30 e inclui apresentação musical com a Banda Lyra Curitibana, presença do Grupo Canto e Seresta do Cras Fazendinha, distribuição de mudas de flores do Horto Municipal e atividades físicas promovidas pela Smelj (Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude).
No Sacolão da Família Fazendinha, durante todo o dia, haverá promoção. O quilo de hortifrútis custará R$ 3,99. Nos demais dias, o preço é de R$ 4,99.
“A Rua da Cidadania é um equipamento público extremamente eficiente, pensado e planejado pelo prefeito Rafael Greca ainda em 1996, na sua primeira gestão. Vamos comemorar com uma programação diversa, serviços gratuitos, promoções especiais, atividades recreativas e muita diversão para toda a comunidade”, afirmou o administrador regional Gerson Gunha, cujo pai, Pedro Gunha, fora o primeiro gestor do espaço.
- Ministério Público dá orientações jurídicas na Rua da Cidadania do Fazendinha, em Curitiba
- Rua da Cidadania Fazendinha/Portão recebe Auto da Fundação de Curitiba
- Ministério Público dá orientações jurídicas na Rua da Cidadania do Fazendinha, em Curitiba
Administração regional
Inaugurada em 1996, no primeiro mandato do prefeito Rafael Greca, a Rua da Cidadania Fazendinha/Portão concentra a oferta de serviços municipais importantes como referência administrativa e também a integração do transporte público aos cidadãos.
Entre os serviços oferecidos à população, estão atendimentos da Cohab, Armazém da Família, Espaço Empreendedor, Urbs, Sine, Liceu de Ofícios, Conselho Tutelar, Serviço Militar, Guarda Municipal, Copel, Sanepar e vários núcleos regionais de educação, esporte, cultura, segurança alimentar e planejamento.
Curitiba possui, atualmente, dez Ruas da Cidadania coordenadas pelas respectivas administrações regionais, destinadas a operacionalizar, integrar e controlar as atividades descentralizadas da Prefeitura (Municipal de Curitiba) pelos 75 bairros da cidade. A décima Rua da Cidadania está em construção na CIC. “Esse modelo de organização territorial tem como objetivo oferecer acesso fácil para a população local aos serviços de diversas secretarias municipais, autarquias e também de âmbito estadual”, afirmou ainda Gerson Gunha.
O atendimento na Rua da Cidadania Fazendinha/Portão é bastante procurado pela população. Neste ano, até maio, o espaço realizou 180.398 mil atendimentos entre todas as secretarias municipais em operação no local. O Armazém da Família Fazendinha, por exemplo, atendeu aproximadamente 13.213 pessoas, nesse período.
Glaucio Mayer utiliza os serviços gratuitos (da Rua da Cidadania Fazendinha/Portão) com bastante frequência. Morador da região, ele considera primordial o espaço para estreitar a relação do poder público com a comunidade e agilizar o atendimento à população em busca de atendimento descentralizado. “Há 28 anos, inaugurou a Rua (da Cidadania) que nos fez sentirmos realmente cidadãos de Curitiba. A Rua nos aproximou de vários serviços públicos que facilitam muito o dia-a-dia de nossa comunidade. Parabéns para a Rua da Cidadânia do Fazendinha/Portão e também para os servidores públicos que fazem a Rua ser cada dia mais relevante para todos”, destacou.