Rodovia das Cataratas terá interdição para lançamento de vigas em ponte e viaduto

Com AEN

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que fará a interdição total do tráfego da BR-469 em Foz do Iguaçu, a partir de segunda-feira (23) de manhã, até o final da tarde de sábado (28). A interdição será no trecho de cerca de 1,8 quilômetros entre a Avenida Maria Bubiak e a Rua Itaboraí, sendo necessário para realizar operação de transporte e lançamento de vigas pré-moldadas de concreto da nova ponte sobre o Tamanduá e no viaduto do km 3+970, em frente ao Dreamland Museu de Cera. A interdição começará diariamente às 7h e segue até as 18h.

São seis vigas de 39,6 metros e 70 toneladas na ponte, e 18 vigas de 34,6 metros e 60 toneladas no viaduto, que serão carregadas no canteiro de obras e transportadas até os locais de lançamento. Devido ao tamanho e peso das peças, é necessário a interdição para garantir a segurança.

O desvio recomendado é pelas próprias Avenida Maria Bubiak e Rua Itaboraí, conectadas pela Avenida Felipe Wandscheer.

Quem precisar acessar os bairros Carimã e Remanso Grande, ou estabelecimentos comerciais no trecho interditado, deve informar à equipe que sinaliza o tráfego para ter sua passagem autorizada, nos intervalos entre vigas. Veículos de transporte coletivo e veículos oficiais também poderão passar pela interdição quando possível.

DUPLICAÇÃO – As obras vão desde o portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu até o trevo de acesso à Argentina, em uma extensão de 8,7 quilômetros. Está prevista a duplicação da rodovia com duas faixas por sentido, separadas por barreira de concreto dupla e acostamentos internos. A rodovia também terá acostamentos externos em ambos sentidos, vias marginais, passeios e ciclovias bidirecionais, ou passeios compartilhados.

A obra inclui viadutos no km 2+260 (em frente ao Condomínio Ritz Cataratas), km 3+970 (acesso ao bairro Remanso), km 7+600 (próximo ao museu Movie Cars), e no acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, localizado no km 6+760, além da nova ponte sobre o Rio Tamanduá.

O investimento é de R$ 129.663.982,03, com recursos da Itaipu Binacional. A obra é resultado de uma parceria do Governo do Estado com o governo federal e a hidrelétrica, cabendo ao DER/PR administrar e fiscalizar o seu andamento.