Com CMC
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) votou, na semana passada, a oficialização da tradicional Festa Jesus das Santas Chagas no calendário de eventos da cidade e, agora, a lei municipal já está sancionada. O evento, que já é tradicional entre os católicos paranaenses e do resto do país, chegou à sua nona edição, que terminou neste domingo (29).
A festividade é realizada anualmente em setembro e reúne devotos católicos no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas. Desde 2016, o evento tem reunido milhares de peregrinos, romeiros e devotos de todo o Brasil, entre outros países, no centro da capital. Desde aquele ano, mais de 260 mil pessoas já passaram pela cidade em devoção a Jesus das Santas Chagas.
Em 2024, a programação aconteceu entre os dias 23 e 29 deste mês. Entre as atrações realizadas estavam as missas diárias, pregações, Terços de Jesus das Santas Chagas e adorações ao Santíssimo Sacramento e apresentações gratuitas de canto e dança. A festa dedicada a Jesus das Santas Chagas está entre os principais destinos de encontros católicos do país e é promovida pela Associação Evangelizar é Preciso, em parceria com o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe.
A lei municipal 16.390/2024, que incluiu a festividade no calendário oficial de Curitiba, foi sancionada no dia 26 de setembro. A proposta que deu origem à norma foi protocolada.