Com SMCS
Cerca de 300 profissionais da equipe gerencial da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Fundação de Atenção à Saúde (Feas) se reuniram, na tarde de sexta-feira (13/12), para a tradicional plenária de fim de ano da Saúde. Nesta edição, em pauta esteve um balanço dos oito anos de gestão, com os avanços alcançados, além de abordar projeções para o futuro da Saúde em Curitiba.
O prefeito Rafael Greca enviou um vídeo, projetado durante o evento, com uma mensagem para a equipe da Saúde. “Nosso coração está em festa. Que todo o bem que vocês fazem se multiplique em bênçãos de Natal de cada curitibano e curitibinha”, disse.
O encontro foi conduzido pela atual secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella (2022-2024); e contou a com a participação da deputada estadual e ex-secretária municipal da Saúde (2017-2022), Márcia Huçulak; e da secretária municipal da Saúde para a próxima gestão, Tatiane Filipak.
“Que alegria chegar ao final de oito anos de muito trabalho nesta plenária, e conseguirmos ver concretamente o resultado do trabalho das nossas equipes”, afirmou Beatriz, que antes de assumir como secretária, participava da gestão da Saúde, como superintendente Executiva da SMS (2017-2022).
No balanço dos oito anos, Beatriz destacou os problemas herdados e que foram solucionados no início da gestão (falta de medicamentos e insumos, pagamentos atrasados aos prestadores de serviço, fila da madrugada nos postos de saúde e de exames no Laboratório Municipal, entre outros), o enfretamento da pandemia, os avanços tecnológicos com a Saúde 4.1 (aplicativo Saúde Já, Central Saúde Já, telerregulação para as filas das especialidades), a abertura de sete novos equipamentos de Saúde e o Zelo, com melhorias em mais de 100 equipamentos e reforma de 60 equipamentos e 107 clínicas odontológicas.
Márcia Huçulak destacou, ainda, a contribuição que cada profissional traz para o SUS Curitibano. “Nosso compromisso é com as pessoas acima de tudo, com o bom serviço público. Essa é a pedrinha que cada um colocou na construção do SUS Curitibano. Parabéns para vocês que construíram esse SUS que muito nos orgulha”, falou à plateia.
A secretária municipal da Saúde para a próxima gestão, Tatiane Filipak, que atua no serviço público de saúde há 19 anos, trouxe uma mensagem de respeito a tudo que foi construído até aqui e de cuidado com as pessoas e as equipes. “Os usuários estão em primeiro lugar. Mas não podemos esquecer de cuidar de quem cuida”, disse. “Vamos cuidar das nossas equipes”, orientou.
Ao final, os participantes se reuniram em grupos para discutir e fazer projeções para a Saúde de Curitiba até 2040. As ideias serão compiladas posteriormente em uma publicação que reunirá também o balanço dos últimos oito anos.