Com SMCS
Não só a chance de aprender com feras da música antiga, erudita e MPB atrai estudantes de todo o Brasil e exterior para a 42ª Oficina de Música de Curitiba, que começa na próxima quarta-feira (22/1). Há quem busque também conhecimento na música eletrônica. Entre os 89 cursos desta edição está a oficina prática “Vinil: A Arte de Manipular os Discos”, que teve todas as 30 vagas preenchidas. As aulas serão ministradas pelo DJ Popson, no Teatro da Vila, na CIC. O eventé realizado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.
“A inclusão cultural, com shows a preços populares e cursos que unem teoria e prática, é um dos pilares da Oficina de Música de Curitiba. O curso ministrado pelo DJ Popson está alinhado a esse compromisso, pois vai ocorrer no teatro do bairro mais populoso de Curitiba e irá ensinar os primeiros passos para se tornar um DJ”, afirma o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Jr.
Popson, paulistano radicado em Curitiba e um dos maiores DJs do país, está empolgado em compartilhar sua experiência à frente das pick-ups, durante os dias 29, 30 e 31 de janeiro.
“Ao longo desses três dias, os alunos terão acesso a todos os equipamentos básicos de um DJ, como toca-discos, mixer e manipular discos de vinil, para se aprofundar nessa arte, seja como hobby ou carreira profissional”, reforça Popson, que tem quase duas décadas de carreira como Dj, professor e empresário.
Tecnologia e inclusão
Além do curso “Vinil: A Arte de Manipular os Discos”, ministrado por Popson, outras aulas da Oficina de Música de Curitiba aliam música, tecnologia e inclusão. Fabiana Bonilha, que é deficiente visual e doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), irá capacitar alunos e professores em musicografia em braille e em tecnologias para a transcrição de partituras para pessoas cegas ou com baixa visão. por exemplo.
Também voltado à inclusão, o curso “Hiperfoco no Autismo: Estratégias de Ensino-Aprendizagem Musical para Autistas de Maior Suporte” será proferido pela pianista e educadora musical Liana Monteiro, especialista em saúde mental com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
As incrições para os 89 cursos terminaram no início de janeiro.
A 42ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná. Também apoiam o evento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Família Farinha, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Hard Rock Cafe e Bicicletaria Cultural.