Escola de Samba Mocidade Azul homenageia raízes e cultura afro na Marechal Deodoro

Com SMCS

Com 53 carnavais e 23 títulos de campeã no histórico, a Mocidade Azul, uma das mais tradicionais escolas de samba de Curitiba, promete levar muita alegria e brilho para o desfile na Marechal Deodoro no sábado (1/3). A Mocidade Azul foi a campeã do Carnaval de 2023 e neste ano, será a penúltima das cinco escolas do grupo especial a desfilar.

Em 2025, o tema do samba-enredo é Sankofa, um símbolo africano que significa voltar atrás para buscar o que esqueceu. “É a possibilidade de voltar atrás, às nossas raízes, para poder realizar nosso potencial e avançar. Simboliza a volta para adquirir conhecimento do passado, a sabedoria e a busca da herança cultural dos antepassados para construir um futuro melhor”, relada o carnavalesco Ricardo Garanhani.

A Mocidade Azul levará para a avenida aproximadamente 500 integrantes e três carros alegóricos. O samba-enredo foi composto por Silvio Costa, o Turco, autor de muitos sucessos da escola.

História

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Azul foi fundado em 1972 e sua origem está ligada a uma torcida organizada de mesmo nome, formada para o Esporte Clube Pinheiros. Desde então, a agremiação destaca-se pelo trabalho realizado em sua comunidade com a oferta de entretenimento cultural, ações sociais, promoção da cultura carnavalesca e fomento da cultura afro.

Com 23 títulos, 22 pelo grupo especial, a escola foi pentacampeã do carnaval curitibano em 2019 e em 2020 ficou com o vice-campeonato e em 2023 como campeã. Além do trabalho cultural com os desfiles e apresentações em grandes eventos, a escola realiza ações de cunho social na comunidade durante o ano todo, com mutirões, oficinas de passistas, percussionistas, porta-bandeira e mestre-sala.