Em estudo do IBGE, Curitiba se destaca entre as cidades com mais ligações empresariais no país

Curitiba, 28 de junho de 2023 - Imagem de drone da região central de Curitiba, capital do Paraná.

Com SMCS

Curitiba aparece em destaque no estudo Gestão de Território, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 26 de março. O levantamento aponta a capital paranaense entre as principais cidades responsáveis pelo papel de comando na rede urbana brasileira, tanto do ponto de vista empresarial quanto da gestão pública.

No levantamento, Curitiba figura entre as dez cidades com os melhores índices nas avaliações de quais têm, simultaneamente, sedes de instituições públicas descentralizadas e unidades de empresas multilocalizadas, ou seja, que têm mais de uma unidade.

“Curitiba é um dos maiores polos econômicos do Brasil, com 470,1 mil empresas que geram 936 mil empregos formais e um PIB de R$ 98 bilhões, o 6º maior do país. A Prefeitura valoriza e apoia nossos empreendedores, com a contínua busca pela desburocratização e com ações de atração de novos investimentos para a cidade e isso reflete em estudos como este, divulgado pelo IBGE”, destaca o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.

No quesito de Gestão Empresarial do estudo, Curitiba é a 5ª cidade do Brasil e a 1ª na Região Sul entre aquelas com mais empresas com mais ligações empresariais – ou seja, que tenham sede ou filiais instaladas no município. Lideram o quesito: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).

Outro quesito em que a capital paranaense está entre as primeiras colocadas é o número de assalariados externos ao município da sede da empresa. Nesse quesito, Curitiba ocupa a 10ª posição entre as mais de 5,5 mil cidades do país, em que cresceu de 97,2 mil (em 2021) para 99 mil trabalhadores empregados em outras cidades de estabelecimentos (fábrica, loja varejista, agência bancária e outros) com sede social em Curitiba.

São Paulo (SP) está na liderança com o maior número de assalariados externos (1.855.722). No ranking dos dez municípios sob esse critério, o Rio de Janeiro (RJ) figurou em segundo lugar, seguido por Brasília (DF).

O estudo está em sua segunda edição e foi realizado pela Diretoria de Geociência do IBGE, fez o levantamento em todos os 5.570 municípios do Brasil.

Indutora do desenvolvimento

Com quase 1,8 milhão de habitantes, a capital é a sexta economia do Brasil, a maior do Sul, e lidera o desenvolvimento integrado de toda área metropolitana, que soma 3,6 milhões de habitantes.

Entre as principais empresas instaladas na cidade estão as da área automotiva, alimentícia e de equipamentos. Para ampliar as políticas públicas e programas da Prefeitura em apoio aos empreendedores, foram criadas a Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (SMEDRMC) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI).

Para este ano, a SMEDRMC tem como prioridades fomentar o turismo, solucionar problemas de acesso entre a capital e os municípios vizinhos e ampliar programas integrados em áreas como a saúde, educação, segurança, transporte coletivo, habitação e meio ambiente.

“Curitiba tem trabalhado intensamente nos últimos anos como articuladora em questões comuns da capital e dos outros 28 municípios que formam a Região Metropolitana. E a ampliação da conexão dos negócios é um dos focos permanentes”, pontuou o secretário para o Desenvolvimento da RMC, Thiago Bonagura.

Entre as ações para a capital, a SMDEI tem articulado ações de qualificação de mão de obra, com o lançamento do Programa Vale-Qualificação, e vem buscando novas parcerias e em outras cidades, estados e países. Além disso, a Prefeitura avançou na desburocratização, como a abertura de empresas online e a ampliação de atividades incluídas na Lei de Liberdade Econômica, que dispensa licenças para mais de 600 categorias de negócios.

Entre os incentivos, o Programa Tecnoparque beneficia empresas de base tecnológica; o setor de eventos também recebe benefícios para impulsionar sua atividade na cidade.