Com SMCS
Na sexta-feira (18/4), os bairros Barreirinha, Sítio Cercado, Boqueirão, Bairro Alto, Xaxim e CIC recebem a tradicional encenação da Paixão de Cristo, realizada por grupos de teatro comunitário com apoio da Fundação Cultural de Curitiba. As apresentações, que narram a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, integram o calendário da cidade e devem reunir mais de 20 mil espectadores.
Os espetáculos acontecem à noite nos seis bairros, quase simultaneamente, todos com entrada gratuita e participação majoritária de moradores das regiões onde são apresentados. A Fundação Cultural dá suporte às montagens com infraestrutura de palco, som e iluminação.
- CLIQUE AQUI e confira a programação completa.
O destaque fica por conta do Grupo Lanteri, que chega à 47ª edição consecutiva de sua Paixão de Cristo, uma das maiores do gênero no país. O espetáculo será apresentado às 19h, na CIC, em um amplo palco ao ar livre instalado no terreno do Colégio Arquidiocesano de Curitiba. A montagem conta com quase 700 pessoas envolvidas, entre atores, figurantes e equipe técnica.
“Esta é uma encenação histórica que oferece às pessoas que não têm contato direto com o teatro a oportunidade de vivenciarem o ambiente da arte e da cultura”, destacou Clóvis Severo Brudzinski Junior, coordenador de Teatro da Fundação Cultural de Curitiba.
Formados majoritariamente por atores amadores, os grupos reúnem profissionais de diferentes áreas, como padeiros, engenheiros, médicos, lojistas, todos unidos em torno da espiritualidade e da arte para dar vida a um dos episódios mais significativos da tradição cristã.
Sítio Cercado
Há 25 anos o Grupo de Teatro Arte e Vida apresenta a Paixão de Cristo. Com 35 cenas e cerca de duas horas de duração, o espetáculo na Rua da Cidadania do Bairro Novo envolve 240 integrantes, muitos jovens da região, e reconta os principais momentos da vida de Jesus, do nascimento à ascensão. A apresentação será às 20h.
Bairro Alto
O Grupo Adorarte, ligado à Paróquia Maria Mãe da Igreja, apresenta o espetáculo no Centro Cultural Vilinha, no Bairro Alto. A apresentação acontece às 19h30 e deve reunir cerca de 2 mil pessoas.
Alto Boqueirão
O grupo Jovens Unidos Buscando o Amor de Cristo (Jubac) leva sua versão da Paixão de Cristo à Praça Recanto dos Eucaliptos, no Alto Boqueirão. O grupo, fundado em 1990, reúne 289 integrantes, entre elenco, coordenação e equipe técnica. A apresentação acontece às 19h.
Barreirinha
Com mais de 20 anos de história, o Grupo Êxodus apresenta a Paixão de Cristo na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Barreirinha. O público pode participar do espetáculo no momento da procissão da comunidade. A apresentação começa às 18h.
Xaxim
As peregrinações de Jesus fazem parte do espetáculo do Grupo de Teatro Amor em Cena, que apresenta sua versão da Paixão de Cristo em frente ao complexo poliesportivo do Xaxim. Com 113 integrantes, a apresentação mostra em forma de teatro a trajetória de Cristo. A encenação será às 19h.
Serviço
Espetáculos da Paixão de Cristo 2025 em Curitiba
Grupo Lanteri (Regional CIC)
Horário: 19h
Endereço: Rua Amadeu Piotto, 590 – CIC
Grupo de Teatro Arte e Vida (Regional Bairro Novo)
Horário: 20h
Local: Rua da Cidadania do Bairro Novo
Endereço: Rua Tijucas do Sul, 1.700 – Sítio Cercado
Grupo Adorarte – Paróquia Maria Mãe da Igreja (Regional Boa Vista)
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Vilinha
Endereço: Rua Marco Polo, 1.560 – Bairro Alto
Jubac (Regional Boqueirão)
Horário: 19h
Local: Praça Recanto dos Eucaliptos
Endereço: Rua Pastor Antonio Polito, 2.200 – Alto Boqueirão
Grupo Êxodus (Regional Boa Vista)
Horário: 18h
Local: Paróquia Nossa Senhora das Graças
Endereço: Rua Santa Gema Galgani, 77 – Barreirinha
Grupo de Teatro Amor em Cena (Regional Boqueirão)
Horário: 19h
Local: Em frente ao complexo poliesportivo do Xaxim
Endereço: Rua Innocente Rebellato, s/n – Xaxim