Ecopontos são o lugar certo para descarte de resíduos da construção e vegetais; veja os endereços

Com SMCS

A Prefeitura de Curitiba conta com uma rede de 12 Ecopontos para o descarte correto de restos de construção civil, como caliças, madeiras, resíduos vegetais de podas e limpeza de jardins, móveis e eletroeletrônicos inservíveis, além de óleo de cozinha e gordura usados. Por mês, segundo o Departamento de Limpeza Pública, a população descarta cerca de 480 toneladas de resíduos nos Ecopontos.

As unidades funcionam de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Veja aqui os endereços.

O mais recente endereço do programa foi inaugurado em fevereiro de 2024, é o Ecoponto Metropolitano, que fica na Rua da Independência, esquina com Pedro Corrêa da Cruz, no bairro São Braz. Com um ano e quatro meses de funcionamento, o Ecoponto Metropolitano é sucesso entre os moradores da Regional Santa Felicidade e do município de Campo Magro, vizinho à região.

O coletor Feliciano Machado Marcondes, que trabalha no Ecoponto Metropolitano, confirma que o local é bem procurado pelos moradores. “Aqui é bastante movimentado, até na hora do almoço vem muita gente trazer resíduos”, explicou Marcondes.

Entulhos vegetais

Na manhã desta segunda-feira (14/7), Milton Muniz, 81 anos, aproveitou para levar até o Ecoponto Metropolitano os resíduos vegetais que juntou em casa durante o fim de semana. “Moro aqui perto e já trouxe caliça e restos de construção, ficou muito bom para a região esse Ecoponto”, afirmou Muniz.

Compostagem

Além do descarte dos resíduos, a compostagem comunitária no Ecoponto Metropolitano é bem utilizada pelos moradores da região. Antônio Cardoso, 70 anos, vai três vezes por semana até o local para descartar os resíduos orgânicos que a família produz.

“A minha esposa separa as cascas de legumes e de frutas e trazemos aqui. Essa é uma ideia maravilhosa, a compostagem comunitária. Diminuímos bastante o lixo lá em casa e depois levo o composto, o adubo, para colocar nas nossas flores e plantas. Funciona muito bem”, disse Cardoso.

Como funcionam os Ecopontos

Os Ecopontos são locais para o descarte de restos de construção civil, madeira, poda e limpeza de jardins, mobiliário e eletroeletrônicos inservíveis. Pode ser entregue no local até um metro cúbico de resíduos por pessoa diariamente. O limite do descarte é o equivalente a dez carrinhos de mão e os resíduos devem estar separados e depositados conforme indicação do funcionário do local.