Educação reforma escolas e promove formações para profissionais antes da volta às aulas

Com SMCS

Para deixar tudo pronto antes do retorno dos alunos, na quarta-feira (23/7), quando começa o segundo semestre letivo, a Prefeitura de Curitiba reformou 69 escolas e Centros Municipais de Educação, realizou formações para os profissionais da Educação, promoveu reuniões com os funcionários terceirizados e, nestes últimos dias que antecedem o retorno, faz roçadas e limpeza nas 188 escolas e 239 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Na segunda-feira (21/7), está agendado ainda o curso de primeiros socorros para os servidores da Educação, ministrado pelas equipes da Defesa Civil de Curitiba.

Secretaria Municipal da Educação também vai depositar, em agosto, nova parcela do Fundo Rotativo, dinheiro que deve ser utilizado para pagamento de serviços de manutenção – como troca de vidros, telhas – e compras de materiais para o dia a dia, entre eles produtos de limpeza, materiais didáticos, esportivos e itens de escritório.

Desde o início das férias, em 3 de julho, a equipe de Obras da Educação intensificou as reformas e melhorias nas unidades, com 69 unidades que receberam intervenções, nas dez regionais.

As manutenções e melhorias incluem serviços nos telhados, calhas, banheiros, gradis, muros, caixas d´água, refeitórios, fraldários, solários, rebocos, entre outras ações.

“O recesso escolar existe no que diz respeito aos dias letivos, mas a SME intensificou as atividades nesse período, com objetivo garantir um retorno organizado e seguro para nossos alunos”, afirma o secretário Jean Pierre Neto.

Entre as principais obras estão a da Escola Piratini (Pinheirinho), que recebeu reparos no piso de tacos e pintura externa. A Escola Municipal Guilherme Butler (Boqueirão) também ganhou pintura nova. No Cajuru, o CMEI Vila Lorena teve o jardim revitalizado.

R$ 10,4 milhões investidos

Desde janeiro, o time de Obras da Secretaria Municipal da Educação realizou 460 intervenções em escolas e CMEIs, com investimento total de R$ 10,4 milhões.

As ações são resultado da planejamento estratégico realizado pela gestão em janeiro/2025 com o mapeamento de todas as unidades educacionais municipais.