Calçadas e asfalto em diversas ruas garantem urbanização na Regional CIC

Com SMCS

Clientes do Armazém da Família Caiuá e frequentadores do Parque dos Tropeiros e da nova Fazenda Urbana da CIC, que será inaugurada em setembro, tiveram um ganho de mobilidade com as novas calçadas no entorno desses locais.

A Prefeitura implantou 170 metros de calçadas na região, o que garante a mobilidade dos usuários com conforto e segurança. As calçadas são feitas de CBQU, permitindo uso compartilhado como ciclovia, com meio-fio e paisagismo, tendo de um lado a bela paisagem do Parque dos Tropeiros e de outro a lateral da Fazenda Urbana.

Mais calçadas

De acordo com o administrador regional, Rudimar Fedrigo, a melhoria é uma das ações que a Prefeitura tem realizado na região com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nos bairros.

“Nosso objetivo é trabalhar pela melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, atendendo a demanda de manutenção urbana, zeladoria e serviços que são primordiais para a população”, disse Rudimar.

A caminhada ficou mais segura também para os moradores e pessoas que circulam pela Rua Arthur Martins Franco. Ali a Prefeitura fez a recuperação de 430 metros de calçadas em paver, dando um novo aspecto de urbanização no bairro CIC.

Rua requalificada

Outra obra importante da região está sendo realizada na Rua Maria Homan Wisniewski. A rua está recebendo requalificação completa no trecho entre as ruas João Dembinski e a Izaltino Dias Ferraz, como resultado de uma ação mitigatória da empresa Max Atacadista.

A intervenção inclui estrutura completa de drenagem, calçadas, iluminação, paisagismo, instalação de uma ponte no final da rua e asfalto novo numa extensão de 1,9 km.

Acesso a mercados e mobilidade

Beatriz Quant, frequentadora do Cras Vila Sandra, que tem sede na Rua Maria Homan Wisniewski, elogiou o trabalho, apesar dos transtornos temporários da obra.

“Para nós vai ser muito bom porque a rua estava precisando ser renovada. Aumentou muito o fluxo de automóveis aqui porque a gente tem a faculdade, aqui perto nós temos os mercados grandes e depois lá no final vai ser aberta uma ponte que dará acesso aos mercados Muffato e Açaí. Então para nós está sendo muito bom”, disse.

Dona Ivete Vitzki Falat, que também é frequentadora do Cras, está feliz com a reforma da rua, principalmente com as novas calçadas que estão sendo construídas.

“Olha, essa reforma da rua vai ser ótima depois que ficar pronta. Vai ser muito bom porque as calçadas estavam muito quebradas, muito difícil de andar. E quem vem aqui são só pessoas idosas. Nossos grupos de quarta e sexta são pessoas idosas Então fica difícil a locomoção delas”, comentou.

 

Via arterial com asfalto renovado

Na malha viária, outra via que recebeu melhorias foi a Rua João Dembinski, uma das principais vias arteriais da região.

A recuperação do asfalto foi realizada no trecho entre as ruas Raul Pompéia e Eduardo Sprada, por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria de Governo Municipal (SGM).

O trabalho foi realizado no sistema de fresa e recape. Na primeira fase, o maquinário retira a camada danificada de asfalto para, em seguida, aplicar nova capa de pavimento, feita com asfalto borracha (massa asfáltica que conta com pneus descartados na composição). Além da economia verificada no processo, o trabalho é também caracterizado pela rapidez.

As ruas do entorno das obras da Rua da Cidadania da CIC, na Vila Nossa Senhora da Luz, também tiveram o pavimento recuperado. A intervenção incluiu as ruas Davi Xavier da Silva, Décio Barreto, Durvalina Porfíria dos Santos e Orlando Luís Lamarca, que dá acesso principal para o edifício em construção.

Outras ações da Prefeitura na região:

  • Reciclagem do asfalto das ruas Paul Garfunkel e Emílio Romani
  • Reforma da passarela da Rua Setembrino Portela
  • Macrodrenagem no Ribeirão dos Müller