Hospital do Idoso Zilda Arns adota práticas sustentáveis para saúde e meio ambiente

Com SMCS

Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns (Hiza) passou a fazer parte do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) como Instituição Membro. A adesão, no início do mês de agosto, reforça o compromisso do Hiza em aprimorar práticas sustentáveis e promover a saúde pública e ambiental em suas operações.

Com a participação no PHS, o Hospital do Idoso também passa a integrar automaticamente a Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, assumindo os objetivos da sua Agenda Global: um conjunto de dez metas interligadas para que hospitais e sistemas de saúde atuem de forma mais sustentável e com inteligência climática.

Para a diretora-executiva do hospital, Cristiane Uyeno, a adoção de práticas alinhadas aos princípios ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança) no contexto hospitalar vem ganhando destaque por promover uma gestão mais responsável e transparente.

Ao integrar cuidados com o meio ambiente, compromisso social e boas práticas de governança, as instituições de saúde não apenas reduzem impactos negativos, mas também reforçam sua credibilidade e eficiência.

“Entendo que, nos hospitais, a importância do ESG está em fortalecer a sustentabilidade da instituição, aumentar a confiança da sociedade e melhorar, simultaneamente, os resultados clínicos e financeiros”, define Cristiane.

Sobre o projeto

O PHS é uma organização não governamental dedicada a promover conhecimento e mobilizar pessoas e instituições para a sustentabilidade no setor saúde. Representa e coordena no Brasil as ações da Health Care Without Harm (Saúde sem Dano) e da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis.

Atualmente, o projeto conta, no Brasil, com 454 membros institucionais e 31 sistemas de saúde. No Paraná, são 20 instituições participantes, sendo 9 delas em Curitiba.

Embora não ofereça certificações e selos, o PHS atua na disseminação de informações, no desenvolvimento de ferramentas e no apoio técnico para que o setor de saúde aperfeiçoe suas práticas de gestão, prevenindo e reduzindo riscos socioambientais.

Além disso, a participação nos desafios anuais propostos pelo projeto garante às unidades inscritas orientações técnicas gratuitas, que auxiliam na redução do impacto ambiental das operações e contribuem diretamente para a saúde pública e do planeta.

O Hospital do Idoso está participando do Desafio de Resíduos, promovido pelo PHS, que incentiva a melhoria das práticas de gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). A iniciativa busca reduzir a geração, ampliar a reciclagem e diminuir a quantidade de resíduos perigosos que exigem tratamento especial, por meio da segregação segura e racional.

Sobre o Hospital

Inaugurado em 2012, o Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns é pioneiro na assistência a pessoas idosas, sendo referência em atendimento humanizado. Conta com 145 leitos — 105 de enfermaria e 40 de terapia intensiva. Em 2024, foram realizadas mais de 7.800 internações e 2.700 cirurgias.

Sobre a Feas

Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), da Prefeitura de Curitiba, é responsável pela gestão do Hospital do Idoso e de outras 29 unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paranaense, prestando serviços à população com foco na qualidade e na humanização do cuidado.