Prefeito Eduardo Pimentel abre votações finais do Fala Curitiba nas regionais

Com SMCS

 

 

O prefeito Eduardo Pimentel participou na noite desta segunda-feira (18/8) das primeiras reuniões presenciais nas regionais Portão e Santa Felicidade, realizadas nas ruas da cidadania do Fazendinha e de Santa Felicidade, da reta final do programa de consultas públicas Fala Curitiba 2025.

Na reunião dirigida pelo administrador regional Rodrigo Reis, com a participação de secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e população, o prefeito curitibano agradeceu à comunidade dos bairros da Regional Portão que lotou o auditório da Rua da Cidadania do Fazendinha para participar do processo de escolha das prioridades para o orçamento do próximo ano.

“Aqui é o momento de as famílias se reunirem, a comunidade se reunir e votar o que quer. Nos últimos anos, 85% do que foi votado nas edições do Fala Curitiba já foram concluídos ou estão em andamento. Quando a população vota, as coisas acontecem”, destacou Eduardo Pimentel.

 

Conquistas da região

Como exemplos de benefícios entregues na região, Eduardo citou a recuperação de calçadas na Carlos Klemtz; a nova sede do Cras Santa Quitéria e Liceu do Ofício; 1.600 metros de calçadas acessíveis na Vila dos Cegos no bairro Santa Quitéria; a adoção da Praça Elias Ábito Bittar no Água Verde pela iniciativa privada; 22,5 km de asfalto; iluminação cênica no prédio histórico da Casa Klemtz e a macrodrenagem na Rua Eduardo Sprada, no Campo Comprido.

Sobre a macrodrenagem, o prefeito defendeu a necessidade da obra para prevenir alagamentos.

“O transtorno passa e o benefício fica. Há alguns anos atrás aquela ponte caiu. E agora tinha o risco concreto de cair novamente. Por isso nós tomamos a decisão corajosa de bloquear a rua por 30 dias pra realizar uma obra de contenção da água da chuva, que vai evitar alagamento no Campo Comprido, no Orleans, no Mossunguê e Santa Felicidade”, explicou Eduardo Pimentel.

 

Novo parque

O prefeito também comentou com a comunidade um benefício importante que vai chegar à região, que é a criação de um novo parque linear, contornando o Rio Barigui, com recursos anunciados durante audiência pública da Assembleia Legislativa nos bairros.

Eduardo Pimentel também reafirmou o seu compromisso com a construção de 20 mil moradias para a população e citou como exemplo o programa firmado em parceria com o Casa Fácil Paraná, do Governo do Estado.

As 10 prioridades da Regional Portão

Por sinal, a prioridade mais votada pelos moradores da Regional Portão foi a construção de moradias.

Veja as 10 solicitações aprovadas na reunião presencial do Fala Curitiba:

  • Implantar moradias no Jardim Santos Andrade (Campo Comprido);
  • Retorno do Armazém da Família para o Parolin;
  • Revitalização da Praça do Parolin (Rua Carlos Affonso Meissner Osório com a Rua Eugênio Parolin);
  • Construção de passarela de concreto na Rua Canal Vila Guaíra esquina com a Rua Antônio Parolin Júnior e na Rua Chanceler Lauro Muller;
  • Criar área de lazer (Rua Lamenha Lins com o Rio Vila Guaíra);
  • Aumentar a oferta de atendimentos das especialidades;
  • Assistência às pessoas em situação de rua;
  • Rondas preventivas da Guarda Municipal;
  • Reforma e modernização das unidades de saúde e reaparelhamento com equipamentos essenciais;
  • Módulo móvel na Regional Portão, com aumento do número de viaturas.

Programa elogiado

Para Maria Rita Vaz de Oliveira, que representou a líder comunitária Dona Nenê, a participação na escolha das prioridades é muito positiva e traz resultados importantes.

“Tudo que nós temos hoje na comunidade de Santos Andrade foi possível graças ao Fala Curitiba: asfalto, atendimento médico, educação, CMEI… Então este programa é muito importante para nós”, disse.

O líder comunitário da comunidade da Portelinha, no bairro Portão, Arildo Ribeiro Taborda, disse que a comunidade já recebeu conquistas importantes através do Fala Curitiba, como a inclusão da comunidade no Câmbio Verde, que é o programa de troca de lixo reciclável por alimento.

“A expectativa todo ano é muito boa. Então a gente acredita no prefeito, na rede municipal, que principalmente a gente que é líder comunitário, a gente luta por moradia, e o prefeito tem essa meta de entregar 20 mil moradias e a nossa comunidade vai ser contemplada”, acredita.

 

Outro líder comunitário que estava otimista era Edson Pereira Rodrigues, o Edson do Parolin.

“Estamos muito confiantes. Nós da comunidade todos os anos participamos, estamos contemplados dentro do programa, do orçamento. Dessa vez a gente veio em peso de novo, apresentando mais demandas para beneficiar a nossa população do Parolin”, comentou.

Presenças

Participaram também da votação final do Fala Curitiba na Rua da Cidadania do Fazendinha os secretários municipais Tatiane Filipak (Saúde), Leverci Silveira Filho (Segurança Alimentar e Nutricional), Marc Souza (Comunicação Social), Marcelo Fachinello (Governo Municipal); o presidente da Cohab, André baú; o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka; a presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Beatriz Battistella; e os vereadores Lórens Nogueira, Camila Gonda e Zezinho Sabará.

Próximas reuniões presenciais finais do Fala Curitiba

19/8 (terça-feira)

Bairro Novo – Rua da Cidadania (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado)
Tatuquara – Rua da Cidadania (Rua Olivardo Konoroski Bueno, 700, Tatuquara)

20/8 (quarta-feira)

Boqueirão – Santuário Santa Rita de Cássia (Rua Pedro Dehon, 728, Hauer)
Cajuru – Rua da Cidadania (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru)

21/8 (quinta-feira)

CIC – Administração Regional (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, CIC)
Pinheirinho – Rua da Cidadania (Av. Winston Churchill, 2.033, Pinheirinho)

22/8 (sexta-feira)

Boa Vista – Rua da Cidadania (Av. Paraná, 3.600, Bacacheri)
Matriz – Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79, Centro/São Francisco)

*Todas as reuniões começam às 19h.