Guarda Municipal prende quatro pessoas na oitava fase da Operação Cabo Seguro

Com SMCS

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), por meio do Departamento de Inteligência (DTI), com o apoio da Guarda Municipal de Curitiba (GMC), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26/11), a oitava fase da Operação Cabo Seguro, que visa combater furtos de cabos e fios de cobre em semáforos e sistemas de comunicação. A ação integrada fiscalizou seis estabelecimentos que compram e vendem materiais recicláveis e sucatas no Cajuru. Quatro suspeitos foram detidos: por receptação, furto de energia e tráfico de drogas. Todos foram encaminhados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil do Paraná (PCPR).

Durante a operação foram apreendidos cabos de fiação telefônica, baterias, cinco metros de trilho pertencentes à Empresa Rumo, além de substâncias ilícitas, sendo: 26 buchas de cocaína, 26 pedras de crack e 12 invólucros de maconha fracionados para venda.

A SMDT tem intensificado o trabalho para identificar os locais que compram os cabos furtados para prevenir e combater a receptação e o comércio ilegal nos pontos que vendem materias recicálveis e sucatas, conhecidos popularmente como ferro-velho.

“A Operação Cabo Seguro encontrou hoje drogas, cabos de cobre, trilhos de trem e até casos de furto de energia. Diversos crimes foram combatidos graças ao trabalho contínuo da nossa equipe ao longo do ano”, declarou o secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna.

Trabalho integrado

A ação integrada contou com a participação do Grupo de Operações Especiais, Grupo Tático de Motos (GTM) e de Operações com Cães (GOC), da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal do Urbanismo, Copel, Rumo, além de funcionários de empresas de telefonia.

Os fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo notificaram cinco estabelecimentos comerciais por falta de alvará de funcionamento. Os proprietários terão prazo de 30 dias para regularizar a situação.

Balanço

Nas oito fases realizadas este ano, 44 locais que compram e vendem materiais recicláveis e sucatas foram vistoriados, 30 pessoas foram detidas e 27 estabelecimentos receberam notificações da Secretaria Municipal de Urbanismo e 8 autos de infração foram emitidos.