Primeira fase da Operação Checkout do ano prende oito pessoas e interdita hotel e pensão na região central de Curitiba

Com SMCS

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), por meio do Departamento de Inteligência (DTI), deflagrou na manhã desta quinta-feira (22/1) a primeira fase da Operação Checkout 2026, que fiscaliza hotéis, pensões e estabelecimentos comerciais no Centro de Curitiba. Um hotel e uma pensão foram interditados pela Vigilância Sanitária e oito pessoas foram presas durante a ação, dois presos para o cumprimento de mandados de prisão em aberto por homicídio, furto e receptação, e outras seis pessoas foram encaminhadas à delegacia por posse de drogas para consumo pessoal. Os presos foram encaminhados ao 1 º Distrito Policial.

Foram fiscalizados três estabelecimentos comerciais, dois hotéis e uma pensão, localizados na área central de Curitiba. Um dos hotéis e uma pensão foram fechados por apresentarem risco à saúde pública, por falta de condições sanitárias e de higiene para o funcionamento. Os proprietários foram notificados e têm prazo de sete dias para realocar os moradores e desocupar o local, e 30 dias para realizarem as reformas e adequações necessárias nos estabelecimentos.

Os fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo emitiram duas notificações, uma por falta de dados e informações sobre a atividade da empresa no alvará, com prazo de 30 dias para regularização, e um auto de embargo para o fechamento da pensão localizada na Rua 13 de maio, no Largo da Ordem, porque o local já tinha sido notificado em abril do ano passado por falta de alvará e licença de funcionamento, e não regularizou a situação. O Urbanismo também deu prazo de sete dias para a desocupação, sob pena de prisão por desobediência no caso dos moradores não serem realocados.

A operação integra as ações para reforçar a segurança na área central, do programa Curitiba de Volta ao Centro, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel no ano passado. Ela foi executada pela Guarda Municipal de Curitiba, Polícia Civil (1° Distrito Policial), Secretaria Municipal do Urbanismo, Vigilância Sanitária e Copel.

A Operação Checkout teve início em 2025 com o objetivo de reforçar a segurança no Centro, para combater o tráfico de drogas, furtos e roubos, e fiscalizar as medidas de saúde pública e higiene sanitária nos hotéis e pensões da área central. Ela é realizada a partir de um trabalho de mapeamento de hotéis e pensões da região central da cidade, feito pelo setor de inteligência da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.