Com SMCS
O Parque Cambuí, no bairro Fazendinha, está passando por uma revitalização completa. Entre as reformas, estão as correções em cerca de 120 metros de ciclovias, com o objetivo de proporcionar lazer e atividade física com segurança para os ciclistas.
Atualmente, as atividades em parques e outras unidades de conservação não são permitidas nos finais semana, seguindo as determinações do Decreto 890/2021, que manteve a bandeira laranja em Curitiba, mas impôs uma série de medidas restritivas para conter a disseminação do novo coronavírus.
Rampa e limpeza do lago
Paralelamente, a Prefeitura mantém intervenções de manutenções do espaço urbano para manter a cidade sempre bem cuidada. De acordo com Walquíria Pizatto Lima, da Gerência de Manutenção de parques e bosques, da Secretaria de Meio Ambiente, o Parque Cambuí terá também uma rampa de acessibilidade e ganhará limpeza do lago para remover uma espécie de planta aquática invasora.
“É um trabalho grande que vai se estender ainda pelos próximos 15 dias”, diz Walquíria.
Além dessas benfeitorias, a reforma prevê também a pintura de todos os equipamentos, conserto do piso da passarela de madeira e pintura da ponte metálica. O local também vai ganhar mais bancos e placas de sinalização.
Denúncia de furtos e depredações
Walquíria disse que a Prefeitura faz um trabalho constante de revitalização de parques e praças, mas fez um alerta para que a população colabore para ajudar a preservar seus espaços de lazer.
“Este local, por exemplo, sofre com depredações e furtos de equipamentos. Se todos ajudarem a preservar talvez no futuro a gente consiga investir em melhorias no parque ao invés de revitalização”, explicou.
A Secretaria de Defesa Social informou que qualquer cidadão pode denunciar atos de vandalismo ou furto de patrimônio público. Ao perceber uma situação incomum, o cidadão pode recorrer ao guarda mais próximo para solicitar apoio. Também pode ligar para o telefone de emergência 153 (Guarda Municipal) ou, ainda, 190 (Polícia Militar). A partir da comunicação do fato, a equipe mais próxima poderá ser deslocada para averiguar a situação e fazer possíveis abordagens a pessoas suspeitas.
Área verde e lago natural
O Parque Cambuí fica às margens do Rio Barigui e tem área de 100 mil metros quadrados. O nome é uma referência ao cambuí, espécie de árvore nativa característica de regiões de várzea, presente na área do novo parque.
O local conta com ciclovias, pista de caminhada, uma praça central e estacionamento com 100 vagas e um mirante de madeira com uma passarela que atravessa um grande lago natural. A entrada do parque fica na Rua Carlos Klemtz, próxima a Rua da Cidadania da Regional Portão-Fazendinha.
Leave a Reply