Com SMCS
Há 25 anos nascia no bairro Fazendinha uma estrutura gigante capaz de agregar vários serviços públicos, além de cultura, arte e lazer gratuitos para a população. Agora, para o seu jubileu de prata, a Rua da Cidadania do Fazendinha ganhou uma revitalização completa para melhor atender a população.
Afinal, em tempos normais, antes da pandemia do coronavírus, passam por ali, em média, 35 mil pessoas por mês. O equipamento atende uma região habitada por 218 mil curitibanos (estimativa IBGE-Ippuc-2020), que moram nos bairros Água Verde, Campo Comprido (Sul), Fazendinha, Guaíra, Parolin, Portão, Santa Quitéria, Seminário e Vila Izabel e integram a Regional Portão-Fazendinha.
Revitalização reformas
Equipes da Secretaria Municipal de Obras fizeram a recuperação da estrutura metálica do telhado e revisão dos pisos das passarelas. O equipamento também ganhou pintura nova, interna e externa. Nas cores azul e amarelo, de longe se distingue na paisagem urbana.
“Temos muito a comemorar, mesmo agora na pandemia. No último sábado, batemos o recorde na aplicação de vacinas contra a covid. Aqui na Rua da Cidadania, nossos valorosos profissionais do SUS curitibano imunizaram mais de 1.700 pessoas”, festejou o prefeito Rafael Greca.
De acordo com o administrador regional Gerson Gunha, além dessas reformas, foram instaladas também as câmeras do programa Muralha Digital e em agosto será iniciada a revitalização da quadra de esportes.
Descentralizar desenvolvimento
Instalado no número 1.700 da Rua Carlos Klemtz, o equipamento estava inicialmente destinado para ser fixado no bairro Portão, ao lado do terminal. Mas na época o primeiro administrador da Rua da Cidadania, Pedro Gunha, pai de Gerson, sugeriu ao prefeito Rafael Greca levar o equipamento ao Fazendinha, com o objetivo de descentralizar o desenvolvimento da região.
“A imponente e linda Rua da Cidadania do Fazendinha foi planejada, idealizada e entregue por mim, há 25 anos. Toda revitalizada, hoje devido às restrições pandêmicas não teremos festa, nem bolo ou banda, mas temos motivos de sobra para nos orgulhar”, comemorou o prefeito.
Onde o povo tem vez
Levar os serviços municipais ao cidadão é a receita de sucesso das ruas da cidadania, que contam com nove sedes e a administração regional da CIC.
A Rua da Cidadania do Fazendinha tem posto da Junta de Serviço Militar, bastante procurado. E também núcleos dos principais serviços municipais, como os da Secretaria Municipal de Finanças, Sine (Sistema Nacional de Empregos), Urbs (transporte coletivo), além de contar com postos da Copel e Sanepar.
Lazer, cultura e esporte
Também compõem a rede atendimentos na Rua da Cidadania da Fazendinha, as secretarias do Governo Municipal,da Educação, de Segurança Alimentar, do Esporte, Lazer e Juventude, do Urbanismo, da Saúde e de Defesa Social. Além dos núcleos da Fundação de Ação Social (FAS), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e Instituto de Identificação do Paraná.
Leave a Reply