Mais 45 mil estudantes retornam às aulas presenciais na rede municipal

Com SMCS

Nesta segunda-feira (9/8), conforme o escolanamento anunciado pela Secretaria Municipal da Educação, retornaram às salas de aula as 45 mil crianças do segundo grupo (grupo B) do ensino em formato híbrido (com atividades presenciais e videoaulas da TV Escola Curitiba). Elas vão se revezar nas atividades presenciais a cada semana com o primeiro grupo (grupo A), também formado por 45 mil alunos. Na semana seguinte, assistem às videoaulas, em casa.

Valentina Militante, matriculada no 3º ano da Escola Municipal CEI Expedicionário (Novo Mundo), deu um pulo de alegria quando viu a amiga Júlia chegando. Mas cumprimentou a coleguinha de longe.

“Sinto falta do abraço, mas sei que preciso obedecer o distanciamento, além de usar máscara e limpar as minhas mãos com álcool contra a covid-19”, contou, mostrando o potinho de álcool preso à mochila.

O pai de Valentina, José Militante, está muito orgulhoso da filha. “Ela vai muito bem na escola, ainda mais agora que pode vir presencialmente”, disse José.

A professora Fernanda Fernandes, com duas estudantes do primeiro ano em sala apenas, disse que o desafio é grande para todos se acostumarem à nova rotina. “Mas estamos confiantes, as crianças estão se ambientando e vamos retomar dentro das novas regras”, comentou Fernanda.

Aventais

Nesta segunda-feira, também começaram a ser entregues os aventais para troca de fraldas dos bebês nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

No CMEI Jardim Paranaense, no Alto Boqueirão, cerca de 50 crianças estavam presentes nesta segunda-feira. A diretora Elisângela Mantagute recebeu 18 novos aventais para a unidade.

“São impermeáveis, toda a estrutura repele líquidos e fluidos corporais. Contribuem para uma maior segurança dos profissionais, assim como as máscaras e os face shields”, afirmou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O avental é feito de clinitex, um composto químico de PVC, com tecnologia inglesa, que impede a contaminação por fluidos corporais, tornando a troca de fraldas, por exemplo, mais segura.

Oito mil aventais serão entregues nas próximas semanas, seguindo cronograma por regional.

Protocolo

Todas as normas e orientações que precisam ser seguidas por estudantes e profissionais da educação, no retorno presencial nas unidades da rede municipal de ensino, estão previstas no Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais, elaborado no ano passado a partir dos estudos e planejamento de um comitê composto por 28 membros de diversos segmentos e validado pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal de Saúde.

Entre os principais cuidados estão distanciamento social, o uso de máscaras por crianças e profissionais, aferição de temperatura na entrada e limpeza dos pés em tapetes sanitizantes, interdição de bebedouros coletivos, além de horários escalonados para intervalo.

A ocupação máxima será de 50% da capacidade, o que varia conforme o tamanho da unidade. Por isso, cada escola e CMEI tem um comitê local encarregado de colocar as normas em prática, conforme sua realidade.

Principais cuidados:

– uso obrigatório de máscara para profissionais e estudantes

– totens e frascos de álcool gel disponíveis

– horários de entrada, saída, refeições e intervalos escalonados para evitar aglomerações

– interdição de bebedouros coletivos

– distanciamento social de 1,5 metro

– desinfecção de mobiliário e materiais em geral com álcool 70%