Atletas incentivados pela Prefeitura se destacam em competições internacionais

Atletas incentivados pela Prefeitura se destacam em competições internacionais. Foto: Divulgação/SMELJ

Com SMCS

A atleta curitibana Manuela Nakano, de 16 anos, foi convocada pela Confederação Brasileira de BHP para participar da Artistic Skating World Cup 2022, que acontece de 14 a 19 de junho em Assunção (Paraguai), na modalidade Solo Dance Juvenil Feminino.

Manuela começou a patinar em 2016, aos 10 anos de idade, mas em pouco tempo obteve destaque e no ano seguinte já fazia parte da equipe de competição da Associação dos Pais e Amigos dos Patinadores (Apac). Em 2018, foi campeã paranaense e obteve bons resultados em competições nacionais e internacionais, incluindo um ouro no promocional pan-americano de grupos em Bogatá.

Desde então, Manuela tem ficado entre as seis melhores do país em sua categoria e com a benefício do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte consegue ter grandes resultados com uma equipe que cuida de sua preparação física, nutricional e psicológica, além da preparação técnica.

“É com muito orgulho que recebemos a notícia da convocação da Manuela para representar o Brasil em mais uma competição internacional. Estas convocações provam que o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte funciona e proporciona grandes resultados para os atletas que representam nossa cidade”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr.

Vinícius Sant’Ana

Outro curitibano que também se destaca em competições mundo afora é o triatleta Vinícius Sant’Ana, de 17 anos. Recentemente, foi campeão dos Jogos Sul-Americanos da Juventude 2022. Em sua estreia na seleção do Brasil, conquistou o ouro na modalidade em Rosário, na Argentina.

A vitória de Vinícius Sant’Ana coroa um trabalho de desenvolvimento feito desde que ele começou a participar do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte. Com destaque em competições nacionais, Vinícius foi convidado para fazer parte da Escolinha de Triathlon Formando Campeões e hoje já faz parte do time de alto rendimento do projeto.

Em 2021, Vinicius foi campeão brasileiro júnior, feito inédito na modalidade, e agora a vitória na Argentina mostra que o futuro do atleta é promissor.

“O Vinícius é outro curitibinha que representa com muita categoria a nossa cidade. Esta medalha de ouro na Argentina nos enche de orgulho e de esperança, estamos ajudando a formar um possível campeão olímpico”, concluiu Pijak Jr.

Incentivo ao Esporte

O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que são investidos diretamente em projetos esportivos desenvolvidos em Curitiba.