Jogos intelectivos vão ajudar no atendimento à população de rua

Redação com SMCS

A Fundação de Ação Social (FAS) recebeu, nesta terça-feira (30/4), um kit de jogos intelectivos que será usado no atendimento a pessoas em situação de rua. A entrega dos materiais foi feita pelo secretário do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Emílio Trautwein, durante o seminário Política da Assistência  para a População em Situação de Rua, promovido pela FAS para definir junto com servidores um novo plano de atendimento a essa população. O evento aconteceu durante dois dias no Salão de Atos do Parque Barigui. 

Os materiais serão usados na Central de Encaminhamento Social 24 Horas, inaugurada em março deste ano. Eles poderão ser utilizados pelas pessoas enquanto aguardam encaminhamentos para Centros de Referência Especializado para a População de Rua (Centros Pop), casas de passagem ou para a Casa da Acolhida e do Regresso (CAR). 

Além do lazer, os jogos permitem o desenvolvimento da capacidade intelectual, agregando de forma lúdica, a criatividade e o raciocínio.

O presidente das FAS, Thiago Ferro, agradeceu a entrega e disse que o esporte e a cultura são importantes ferramentas para a construção de novos projetos de vida de pessoas que vivem nas ruas. “Somos todos uma única Prefeitura. Tenho certeza que tudo que estamos fazendo aqui garantirá a efetividade do atendimento à população de rua”, disse.

O secretário de Esportes parabenizou a FAS pelo trabalho que desenvolve e disse ser gratificante ter a oportunidade de contribuir para o futuro das pessoas que mais precisam. “Nosso dia a dia é levar esporte e alegria para toda a cidade, e também a disciplina que o esporte envolve”, afirmou.

O kit é formado por uma mesa de pingue-pongue e uma de bate-bate, além de cinco jogos gigantes de dama, trilha e jogo da velha. Os jogos foram produzidos na Oficina do Lazer da Smelj.

Música

Antes da entrega dos jogos, os participantes do seminário assistiram à apresentação do Coral do Centro Pop João Dorvalino Borba. Com pouco mais de um mês de formação, o grupo emocionou cantando músicas do Roupa Nova e Roberto Carlos. O secretário do Esporte prometeu presentear o grupo com um Karron, instrumento de percussão