Estudantes do 2º ao 9º ano participam de avalição do aprendizado

Com SMCS

Cerca de 60 mil estudantes da rede municipal de ensino, das turmas do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, participam da Prova Curitiba, instrumento da Secretaria Municipal da Educação para o planejamento e direcionamento do trabalho.

A aplicação da prova começou nesta segunda-feira (27/6) e vai até sexta (1º/7). A primeira avaliação foi de Língua Portuguesa. A Prova Curitiba foi instituída em 2018 e realizada inclusive durante os anos da pandemia da covid-19.

“É uma ferramenta interna, um dos caminhos para nosso planejamento e direcionamento na rede municipal de ensino. Com o resultado da avaliação, identificamos os pontos fortes e as áreas em que é necessário reforçar ações para, assim, melhorarmos continuamente a qualidade do ensino no município”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, que acompanhou, nesta segunda-feira (27/6), o início da aplicação da prova na Escola Municipal Professor Brandão (Alto da Glória).

Ela estava acompanhada da superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, e do chefe do Núcleo Regional da Matriz, Pedro Andrade.

A diretora Edneia Aparecida Dias explicou aos estudantes que as demais escolas também estão passando pela prova. “É para vocês mostrarem o que aprenderam”, explicou a diretora.

A estudante Rahyana Mvangi, do 4º ano, estava confiante. “Vou começar já”, disse a menina.

As provas são aplicadas nos turnos da manhã e tarde. Cada lote das provas de Língua Portuguesa, Produção Textual, Matemática e Ciências é entregue lacrado e só pode ser aberto em sala de aula pelo professor.

Os participantes também preencherão o questionário contextual, que vai trazer informações sobre o perfil dos estudantes quanto a questões pedagógicas, à família, aos hábitos de alimentação, ao transporte e, para os do 8º e 9º anos, as perspectivas de estudos futuros.

Os resultados vão contribuir para alinhar as políticas públicas de atendimento pedagógico e de infraestrutura conforme cada perfil.

Estratégias e formação

A Prova Curitiba aponta questões sobre planejamento e currículo, além de proporcionar reflexões sobre metodologias e estratégias de ensino. Entre os resultados também está a elaboração de ações formativas para os professores.