Rua da Cidadania comemora 26 anos e festeja com a comunidade

Com SMCS

Em ritmo de festa de São João. Foi assim que a Rua da Cidadania Fazendinha/Portão  comemorou, no fim da manhã desta terça-feira (5/7), os 26 anos de serviços prestados aos atuais 243 mil moradores dos bairros Água Verde, Campo Comprido (Sul), Fazendinha, Guaíra, Parolin, Portão, Santa Quitéria, Seminário e Vila Izabel.

A criação da Rua da Cidadania – que abriga representações de órgãos públicos, comércio e oferece programação cultural e esportiva – aconteceu na primeira gestão do prefeito Rafael Greca (1993-1996), que compareceu à celebração. “Esse espaço foi feito para receber o povo, perto de onde ele mora, nas mais variadas atividades”, disse Greca, que foi homenageado com uma tábua de corte decorada com uma rosácea de pinhões.

Hoje a Rua da Cidadania atende, em média, 32 mil pessoas por mês. Ela acaba de receber pintura nova e passar por uma reforma de suas estruturas metálicas.

Aniversário interativo

 

 

Para marcar a ocasião, o local foi enfeitado com bandeirinhas para receber os convidados e as apresentações temáticas das alunas do Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho, além da dupla de dança gauchesca  da escola de dança Juva Produções e dos estudantes do terceiro ano da Escola Municipal Francisco Klemtz.

As crianças aproveitaram para interagir com a Banda Lyra Curitibana, o personagem Curitibinha e a Família Folhas, cujos integrantes são mascotes da educação ambiental. Juntos, cantaram o Parabéns para a aniversariante, além do Hino de Curitiba.

Cada estudante uma voltou para casa levando um pedaço de bolo, que Greca ajudou a distribuir, e uma muda de árvore nativa, para plantar no quintal, jardim ou na rua.

Preço bom atrai consumidor

Os adultos também ganharam presente. A surpresa ficou por conta do Sacolão da Família,  anexo à Rua da Cidadania, que durante todo o dia vende frutas, verduras e legumes a R$ 2,99 por quilo – preço inferior ao praticado nos demais dias.

Por causa do preço baixo, estima a funcionária Gislaine Gurski, o movimento foi pelo menos 40% maior que nos demais dias. O trabalhador autônomo Paulo de Jesus Maciel foi um dos que aproveitaram a oportunidade. “Não dava pra deixar passar esse precinho. Estou levando muita coisa para duas semanas. Compensou muito”, disse.

Também participaram do evento o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o líder comunitário Édson do Parolin; o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro; o primeiro administrador regional do Fazendinha/Portão, Pedro Gunha, e o atual, Gerson Gunha, seu filho, além de servidores do espaço e moradores da região.